A reabilitação psicossocial através das atividades Extra-Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

  • Anderson Tavares MEIRELES Secretaria da Saúde de Pelotas
  • Gisele Bartz de ÁVILA
  • Rosymery Campos CARVALHO Secretaria da Saúde do município de Pelotas
  • Valéria Cristina Christello COIMBRA Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Reabilitação psicossocial, Oficinas terapêuticas, Centros de Atenção Psicossocial.

Resumo

Objetivo: descrever as ações de reabilitação psicossocial extra Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizadas na cidade de Pelotas/RS. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência das ações realizadas extra CAPS, com ênfase nas atividades que envolvem a música e o esporte. Utilizou-se a vivência dos autores como instrumento de coleta de dados para o presente artigo. Resultados e Discussão: as atividades descritas têm como finalidade levar os usuários desses serviços ao convívio em sociedade, fornecendo subsídios para reabilitação psicossocial. Tais atividades constituem-se em fonte de lazer, interação social e, em alguns casos, aprendizado para geração de renda. Algumas são realizadas semanalmente, das quais se pode citar o Grupo Vocal Esperança, a Invernada Artística da Saúde Mental (CTG) e atividades esportivas. Outras ocorrem anualmente, como as Olimpíadas, o Encontrão e o Festival Farroupilha dos CAPS. Considerações Finais: diversas ações para reabilitação psicossocial vêm sendo realizadas em Pelotas/RS. Embora haja muito a ser melhorado, tais atividades reforçam a importância das ações para reabilitação psicossocial das pessoas com transtornos mentais.

Biografia do Autor

Anderson Tavares MEIRELES, Secretaria da Saúde de Pelotas
Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física/da Universidade Federal de Pelotas; Pós-graduando do Curso de Especialização em Treinamento Esportivo e Fisiologia do Exercício UNIFOA/Volta Redonda RJ; Pós-graduando do Curso de Especialização em Atenção Psicossocial da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Gisele Bartz de ÁVILA
Médica. Residente em Psiquiatria do Programa de Residência Médica da UFPel. Pós-graduanda do Curso de Especialização em Atenção Psicossocial da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Rosymery Campos CARVALHO, Secretaria da Saúde do município de Pelotas
Graduada em Licenciatura em Artes, Habilitação em Música; especialista em Arte Terapia pela Faculdade de Ensino Superior Marechal Cândido Rondon; Pós-graduanda do Curso de Especialização em Atenção Psicossocial da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Funcionária Pública da Prefeitura Municipal de Pelotas na Área da Saúde Mental.
Valéria Cristina Christello COIMBRA, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2013-01-28
Como Citar
1.
MEIRELES AT, ÁVILA GB de, CARVALHO RC, COIMBRA VCC. A reabilitação psicossocial através das atividades Extra-Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). J. nurs. health. [Internet]. 28º de janeiro de 2013 [citado 20º de abril de 2024];20:284-90. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3491
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report