A saúde mental permeando o desacolhimento de adolescentes dos abrigos institucionais da cidade de Pelotas: um relato de experiência.

  • Adriane Martins SZORTYKA Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Pelotas-RS
  • Ana Maria Pereira PORTO OSCGESTO
  • Andrea Valente HEIDRICH
Palavras-chave: Saúde mental, Abrigo, Adolescente institucionalizado.

Resumo

O índice de adolescentes que, ao saírem dos abrigos institucionais, continuam a viver em situação de miséria, é alarmante. O despreparo dos jovens em lidar com sua autonomia e responsabilidade ao completar a maioridade e ser desacolhido, bem como o impacto que este desacolhimento traz para a saúde mental destes adolescentes é o que pretendemos mostrar neste relato de experiência. A partir das vivências experimentadas no dia-a-dia do trabalho percebeu-se que se faz urgente uma reorganização dos projetos de cada abrigo institucional para que se possa fazer valer, na prática, o que está disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, isto é, que os abrigos institucionais sejam apenas uma solução temporária enquanto o jovem não consegue ser reinserido em sua família de origem ou inserido em lar adotivo e que se necessário permanecer nestes espaços, que sejam preparados para a autonomia e responsabilidade que adquirem com a maioridade.  

Biografia do Autor

Adriane Martins SZORTYKA, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Pelotas-RS
Enfermeira dos Abrigos Institucionais Meninos I e III. Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Pelotas-RS. Especialista em Administração hospitalar/UNERP
Ana Maria Pereira PORTO, OSCGESTO
Psicóloga do Instituto Nossa Senhora da Conceição, da Associação AMAR -Criança e Família e da OSC-GESTO. Conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social e colaboradora do Conselho Regional de Psicologia. Especialista em Gestão Social, Políticas Públicas, Redes e Defesas de Direitos/UNOPAR.
Andrea Valente HEIDRICH
Professora Doutora em Serviço Social PUC/RS. Mestre em Sociologia pela UFRGS. Professora do Porgrama de Pós-Graduação em Política Social da UCPEL e do Curso de Graduação em Serviço Social da UCPEL.
Publicado
2013-05-14
Como Citar
1.
SZORTYKA AM, PORTO AMP, HEIDRICH AV. A saúde mental permeando o desacolhimento de adolescentes dos abrigos institucionais da cidade de Pelotas: um relato de experiência. J. nurs. health. [Internet]. 14º de maio de 2013 [citado 23º de abril de 2024];20:276-83. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3500
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report