Grupo de educação em saúde com gestantes adolescentes: relato da experiência de acadêmicas de enfermagem

  • Darielli Gindri RESTA Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação Superior Norte do RS - UFSM/CESNORS.
  • Isabel Cristina dos Santos COLOMÉ Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação Superior Norte do RS - UFSM/CESNORS.
  • Lilian Zielke HESLER Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Cristiane EISEN Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação Superior Norte do RS - UFSM/CESNORS.
Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, Educação em Saúde, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na realização de grupos de educação em saúde com gestantes adolescentes em uma unidade básica de saúde. Método: Os grupos foram realizados no período de outubro a dezembro de 2008, com encontros quinzenais de duração média de duas horas e receberam o nome “Chá com as Gestantes”, na tentativa de caracterizar um ambiente acolhedor, integrador e participativo. Resultados: Os encontros foram conduzidos pelas acadêmicas de enfermagem com a participação da equipe multiprofissional, abordando os temas de interesse das gestantes adolescentes como: “Conhecendo o corpo humano”, “Acolhimento e acompanhamento pré-natal”, “Desenvolvimento fetal e principais intercorrências na gestação”, “Parto e puerpério”, “Planejamento Familiar”. Considerações Finais: A formação do grupo de educação em saúde, pelas acadêmicas de enfermagem, mostrou-se um caminho de interação e construção de conhecimento, cidadania, transformação e inclusão social.
Publicado
2013-06-05
Como Citar
1.
RESTA DG, COLOMÉ IC dos S, HESLER LZ, EISEN C. Grupo de educação em saúde com gestantes adolescentes: relato da experiência de acadêmicas de enfermagem. J. nurs. health. [Internet]. 5º de junho de 2013 [citado 20º de abril de 2024];3(1):83-2. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3508
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report