O caminhar da saúde mental em Pedro Osório/RS.

  • Janaina Urrutia Leão de SOUZA UFPel
  • Gizeli Ibeiro GODINHO UFPel
  • Taís Moraes BARROS UFPel
  • Valquíria de Lourdes Machado BIELEMANN UFPel
Palavras-chave: saúde mental, gestão em saúde, oficinas terapêuticas.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo expor sobre o caminhar da saúde mental no município de Pedro Osório/RS. Trata-se de um relato de experiências, através de estudo qualitativo, de três profissionais atuantes na saúde pública desta cidade visando resolutividade da assistência na área da saúde mental, buscou-se abordar o resgate histórico do município onde a atenção às pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos era voltada para o modelo de internação em hospitais psiquiátricos. Contrapondo-se a este modelo, a gestão em saúde, tendo como alicerce a reforma psiquiátrica, traz a intensificação da atenção psicossocial, atuando na articulação de um trabalho em rede, constituído por profissionais, usuários e comunidade, tendo em vista a desconstrução do circulo hospitalocentrico. Desta forma, Pedro Osório avança rumo à reforma, com a aquisição de leitos para pessoas com transtornos psíquicos, álcool e outras drogas no hospital geral, bem como a implantação de oficinas terapêuticas na própria instituição hospitalar e na unidade básica de saúde. Assim, constitui-se uma política integral nesta área de atuação em articulação com equipes multiprofissionais e intersetoriais, estruturando as ações prestadas aos usuários do sistema de saúde e familiares que procuram uma forma de atenção que qualifique o viver.  

Biografia do Autor

Janaina Urrutia Leão de SOUZA, UFPel
Enfermeira. Especialista em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Trabalhadora das Unidades Básicas de Saúde em Pedro Osório
Gizeli Ibeiro GODINHO, UFPel
Enfermeira. Especialista em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Secretária Municipal da Saúde em Pedro Osório.
Taís Moraes BARROS, UFPel
Professora de artes. Especialista em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel.
Valquíria de Lourdes Machado BIELEMANN, UFPel
Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem/UFPel. Mestre em Assistência de Enfermagem pela UFSC. Orientadora da Especialização em Saúde Mental no âmbito do SUS/UFPel.
Publicado
2012-09-24
Como Citar
1.
SOUZA JUL de, GODINHO GI, BARROS TM, BIELEMANN V de LM. O caminhar da saúde mental em Pedro Osório/RS. J. nurs. health. [Internet]. 24º de setembro de 2012 [citado 18º de abril de 2024];20:249-57. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3513
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report