Dificuldades enfrentadas pela família durante a hospitalização de um familiar

  • Samanta Brizolara COUTINHO
  • Celmira LANGE ufpel
  • Patrícia Mirapalheta PEREIRA ufpel
  • Fernanda dos SANTOS UFPel
Palavras-chave: Enfermagem, Saúde do adulto

Resumo

 Objetivo: Relatar as dificuldades enfrentadas pela família ao ter um familiar internado em uma instituição hospitalar. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência a partir da observação de uma conversa entre familiares de quatro pacientes internados em um hospital geral da região sul do Brasil. Resultados e Discussão: cada uma das quatro famílias têm suas particularidades para enfrentar a internação de um ente querido. Dois pacientes eram do sexo masculino e dois do sexo feminino e os familiares acompanhantes são todos do sexo feminino. Ao observar e escutar a conversa destes familiares observou-se como é o enfrentamento da doença para os familiares. Nesse momento, os familiares expressavam os sentimentos e emoções vivenciadas, expondo as dúvidas e medos e deixando explícito a dedicação e o amor dos mesmos para com o familiar doente. Considerações finais: percebe-se que a família é o sistema que apoia e cuida de seus integrantes e ao se deparar com a situação de doença, se estrutura para cuidar do ente querido.  

Biografia do Autor

Samanta Brizolara COUTINHO
Enfermeira do Hospital Sociedade Beneficência Portuguesa, Pelotas, Rio Grande do Sul.
Celmira LANGE, ufpel
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Líder do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces - NUCCRIN.
Patrícia Mirapalheta PEREIRA, ufpel
Enfermeira. Doutoranda e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Integrante do Núcleo de Doenças Crônicas e Interfaces – NUCCRIN. Bolsista Demanda Social- CAPES.
Fernanda dos SANTOS, UFPel
Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Integrante do Núcleo de Doenças Crônicas e Interfaces – NUCCRIN.
Publicado
2012-09-24
Como Citar
1.
COUTINHO SB, LANGE C, PEREIRA PM, SANTOS F dos. Dificuldades enfrentadas pela família durante a hospitalização de um familiar. J. nurs. health. [Internet]. 24º de setembro de 2012 [citado 19º de abril de 2024];20:310-7. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3516
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report