Sentimentos e dificuldades vivenciados por familiares cuidadores de pacientes oncológicos em tratamento

  • Sabrina Santos da ROCHA UFRGS
  • Claudio Mairan BRAZIL
  • Lenícia Cruz SOARES
  • Roberta Zaffalon FERREIRA UFPel
  • Ana Cândida Lopes CORRÊA UFPel
Palavras-chave: Saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer os sentimentos dos familiares cuidadores de pacientes oncológicos frente aos sofrimentos físico e psíquico gerados pela doença. Métodos: estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Os sujeitos foram seis familiares de pacientes oncológicos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada durante o mês de junho de 2007, e submetidos à análise temática. Resultados: os familiares possuem sentimentos de tristeza, nervosismo, medo, insegurança, fragilidade e solidão, no entanto há uma preocupação para que o ente com câncer não perceba tais emoções. Diante do tratamento, a presença dos familiares traz inúmeros benefícios para vítima do câncer, porém esses cuidadores sofrem alterações nas suas rotinas que trazem diversos sentimentos ambivalentes. Considerações finais: as mudanças ocorridas em virtude do tratamento foram diversas, sendo de caráter emocional e financeiro. Observa-se a importância de conhecer o sentimento do cuidador para aperfeiçoar a conduta profissional e pessoal.

Biografia do Autor

Sabrina Santos da ROCHA, UFRGS
Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Especialista em Atençao Básica em Saúde Coletiva. Mestranda do Programa de Pós Graduação da UFRGS.
Claudio Mairan BRAZIL
Enfermeiro. Aposentado pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Enfermagem Psiquiátrica pela UFRGS.
Lenícia Cruz SOARES
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas.
Roberta Zaffalon FERREIRA, UFPel
Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem-UFPel. Bolsista CAPES-demanda social.
Ana Cândida Lopes CORRÊA, UFPel
Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, RS. Membro do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEn)
Publicado
2013-11-06
Como Citar
1.
ROCHA SS da, BRAZIL CM, SOARES LC, FERREIRA RZ, CORRÊA ACL. Sentimentos e dificuldades vivenciados por familiares cuidadores de pacientes oncológicos em tratamento. J. nurs. health. [Internet]. 6º de novembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];3(1):40-. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3523
Seção
Artigos Originais/ Original Articles