Alta hospitalar do paciente cirúrgico ambulatorial: percepção da equipe de enfermagem na educação em saúde

  • Taíse Trevisan Hage CHAHIN Prefeitura Municipal de Rolante
  • Sadja Cristina Tassinari de Souza MOSTARDEIRO Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Gomes TERRA Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Trivisiol da SILVA Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Bortolin MACIEL Hospital Universitário de Santa Maria
  • Keity Laís Siepmann SOCCOL Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção da equipe de enfermagem, da Sala de Recuperação Pós-anestésica Intermediária, acerca do processo de educação em saúde frente à alta hospitalar do paciente cirúrgico ambulatorial. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com dez profissionais da equipe de enfermagem de um hospital no Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada e analisados por Análise de Conteúdo. Resultados: a educação em saúde é de suma importância para os pacientes e familiares, pois a falta de informações na alta hospitalar em cirurgias ambulatoriais é uma das dificuldades enfrentadas pelos pacientes. Considerações Finais: a educação em saúde é um aprendizado contínuo que evidencia o respeito à singularidade de cada paciente. Com isso, torna-se importante orientar conforme a necessidade de cada indivíduo/família.

Biografia do Autor

Taíse Trevisan Hage CHAHIN, Prefeitura Municipal de Rolante
PEnfermeira. Enfermeira da Estratégia em Saúde da Família, Rolante, RS, Brasil.
Sadja Cristina Tassinari de Souza MOSTARDEIRO, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
Marlene Gomes TERRA, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
Cristiane Trivisiol da SILVA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Fernanda Bortolin MACIEL, Hospital Universitário de Santa Maria
Enfermeira. Atua no Ambulatório de Quimioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
Keity Laís Siepmann SOCCOL, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
Publicado
2014-04-02
Como Citar
1.
CHAHIN TTH, MOSTARDEIRO SCT de S, TERRA MG, SILVA CT da, MACIEL FB, SOCCOL KLS. Alta hospitalar do paciente cirúrgico ambulatorial: percepção da equipe de enfermagem na educação em saúde. J. nurs. health. [Internet]. 2º de abril de 2014 [citado 29º de março de 2024];3(1):115-25. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3708
Seção
Artigos Originais/ Original Articles