Qualidade de vida de indivíduos com estomias intestinais

  • Andréa dos Santos MENDES Hospital Ophir Loyola,
  • Márcio Alves RIBEIRO Hospital Ophir Loyola
  • Mary Elizabeth de SANTANA Universidade do Estado do Pará

Resumo

Objetivo: conhecer a qualidade de vida de indivíduos com estomias intestinais. Métodos: estudo descritivo-qualitativo, amostra de 26 estomizados, com dois anos ou mais de estoma definitivo, diagnóstico pregresso de câncer colorretal, maiores de 18 anos atendidos no Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada. A coleta de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2012 através de entrevista semiestruturada, após, submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin. Parecer de aprovação do CEP da Escola de Enfermagem Magalhães Barata/UEPA (98.242). Resultados: os estomizados estão sujeitos à redução da qualidade de vida por diferentes formas: autoimagem comprometida, constrangimento, sentimentos de incapacidade, comprometimento nas relações interpessoais e alterações nas atividades diárias. Considerações finais: é importante identificar alterações e possibilitar meios para quebra das barreiras emocionais, físicas e sociais, proporcionando o retorno à vida pregressa e a melhoria da qualidade de vida.

Biografia do Autor

Andréa dos Santos MENDES, Hospital Ophir Loyola,
Enfermeira. Residente de enfermagem em CTI do Hospital Ophir Loyola, Belém, Pará, Brasil.
Márcio Alves RIBEIRO, Hospital Ophir Loyola
Enfermeiro. Residente de enfermagem em CTI do Hospital Ophir Loyola, Belém, Pará, Brasil.
Mary Elizabeth de SANTANA, Universidade do Estado do Pará
Enfermeira. Doutora em enfermagem fundamental. Professora titular do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará e professora adjunto IV da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.
Publicado
2014-04-02
Como Citar
1.
MENDES A dos S, RIBEIRO MA, SANTANA ME de. Qualidade de vida de indivíduos com estomias intestinais. J. nurs. health. [Internet]. 2º de abril de 2014 [citado 26º de abril de 2024];3(1):126-35. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3709
Seção
Artigos Originais/ Original Articles