A percepção de adolescentes acerca do futuro

  • Adelita Campos ARAÚJO Universidade Católica de Pelotas
  • Adrize Rutz PORTO Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Valéria Lerch LUNARDI FURG
  • Rosemary Silva da SILVEIRA FURG

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de adolescentes acerca do seu futuro. Métodos: Estudo exploratório, ocorrido entre agosto e outubro de 2007, com dez adolescentes de um colégio na cidade de Pelotas/RS. Os sujeitos demonstraram disponibilidade em participar e atenderam os requisitos: estar regulamente matriculado, ter entre 12 e 18 anos e aceitar a gravação dos dados. Após, optou-se pela análise temática dos dados. Resultados: os resultados sinalizaram para o anseio por uma atividade remunerada, seja por necessidade financeira, para ajudar a família ou como possibilidade de realização de sonhos. Algumas perspectivas de vida foram destacadas: desejo de estudar, ascender profissionalmente, adquirir bens, mostrando que, nos diferentes contextos em que vivem, pensam no futuro. Considerações finais: conhecer a percepção dos adolescentes acerca do seu futuro facilitará o processo de elaboração e execução de ações direcionadas à saúde da população mencionada.

Biografia do Autor

Adelita Campos ARAÚJO, Universidade Católica de Pelotas
Enfermeira, Mestre em Enfermagem (FURG), Professora Assistente I (UCPel), Pelotas-RS, Brasil.
Adrize Rutz PORTO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Enfermeira, Mestre em Enfermagem (UFPel), Doutoranda em Enfermagem (UFRGS), Pelotas-RS, Brasil,
Valéria Lerch LUNARDI, FURG
Enfermeira, Doutora em Enfermagem (UFSC), Professora Associada da Faculdade de Enfermagem (FURG), Rio Grande-RS, Brasil.
Rosemary Silva da SILVEIRA, FURG
Enfermeira, Doutora em Enfermagem (UFSC), Professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem (FURG), Rio Grande-RS, Brasil,
Como Citar
1.
ARAÚJO AC, PORTO AR, LUNARDI VL, SILVEIRA RS da. A percepção de adolescentes acerca do futuro. J. nurs. health. [Internet]. 1 [citado 19º de abril de 2024];3(1):136-44. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3710
Seção
Artigos Originais/ Original Articles