Produção científica acerca do ensino da ética na enfermagem

  • Simoní Saraiva BORDIGNNON
  • Ana Paula de Lima ESCOBAL UFPEL
  • Bianca GARCIA
  • Sonia Maria Könzgen MEINCKE UFPEL
  • Marilu Correa SOARES UFPEL
  • Maira Buss THOFHERN UFPEL

Resumo

Objetivo: descrever a produção científica acerca do ensino da ética na enfermagem. Métodos: Trata-se de uma Revisão Narrativa de literatura. Os dados foram coletados na base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO), através das palavras-chave: ensino e ética, enfermagem. O corpus de análise correspondeu a 18 artigos. Para análise dos dados utilizou-se quadros contendo variáveis relevantes para a caracterização dos artigos e a Análise Textual Qualitativa. Resultados: emergiram da caracterização dos artigos duas categorias: “Reflexões sobre o ensino da ética” e “Questões Pedagógicas e Metodológicas no ensino da ética. Conclusão: foi identificado o aumento de publicações sobre o ensino da ética nos últimos anos no Brasil, demonstrando o interesse das instituições em contemplar demandas éticas da sociedade.
Publicado
2015-09-02
Como Citar
1.
BORDIGNNON SS, ESCOBAL AP de L, GARCIA B, MEINCKE SMK, SOARES MC, THOFHERN MB. Produção científica acerca do ensino da ética na enfermagem. J. nurs. health. [Internet]. 2º de setembro de 2015 [citado 28º de março de 2024];5(1):55-7. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3712
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review