Diretiva antecipada de vontade: percepção de uma equipe de enfermagem da hemato-oncologia

  • Paulo Barrozo CASSOL Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Alberto Manuel QUINTANA Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Teresa Aquino de Campos VELHO Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Saúde, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem frente a implementação das diretivas antecipadas de vontade. Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que foi realizada com vinte e três profissionais da equipe de enfermagem (auxilares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros) de um Hospital de Ensino no sul do Brasil. Para a produção dos dados foi utilizada a entrevista semidirigida, gravada no período de setembro e outubro de 2013. As entrevistas foram transcritas e analisadas pela análise de conteúdo. Resultados: evidenciaram que as diretivas antecipadas seriam algo novo para os profissionais, dentro do contexto do cuidado. Considerações Finais: foram constatadas repercussões importantes que vão da desconsideração do seu uso à conclusão de que o médico e os familiares ainda permanecem com poder decisório sobre o destino do paciente terminal.

Biografia do Autor

Paulo Barrozo CASSOL, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Enfermeiro, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Alberto Manuel QUINTANA, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Psicologo, Doutor em Ciências Sociais, Postdoc em Bioética. Professor Titular do Departamento de Psicologia da UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Maria Teresa Aquino de Campos VELHO, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Médica, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Medicina da UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Publicado
2015-09-02
Como Citar
1.
CASSOL PB, QUINTANA AM, VELHO MTA de C. Diretiva antecipada de vontade: percepção de uma equipe de enfermagem da hemato-oncologia. J. nurs. health. [Internet]. 2º de setembro de 2015 [citado 26º de abril de 2024];5(1):04-3. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5497
Seção
Artigos Originais/ Original Articles