Experiência de pesquisa desenvolvida com idosos residentes na zona rural

  • Patrícia Mirapalheta Pereira de LLANO Universidade Federal de Pelotas
  • Celmira LANGE Universidade Federal de Pelotas
  • Letícia Pilotto CASAGRANDA Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda dos SANTOS Universidade Federal de Pelotas
  • Denise Somavila Przylynski CASTRO Universidade Federal de Pelotas
  • Andressa Hoffmann PINTO Universidade Federal de Pelotas
  • Taniely da Costa BÓRIO Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Idoso, Aprendizagem baseada na experiência, Projetos de pesquisa e desenvolvimento, Recursos para a pesquisa, Zona rural.

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do desenvolvimento de uma pesquisa com idosos residentes em zona rural. Métodos: reflexão acerca das experiências vivenciadas durante a realização de uma pesquisa realizada com população idosa, desenvolvida na zona rural do Munícipio de Pelotas/RS, nos anos de 2013 e 2014.  Resultados: apresenta como foi realizada uma pesquisa com 820 idosos da zona rural, sua logística e importância em todas as etapas do estudo. Além de demonstrar que a partir deste Projeto de Pesquisa foram desenvolvidos subtemas de trabalho, como síndrome da fragilidade no idoso, quedas, capacidade funcional, doenças crônicas, câncer, depressão, entre outros. Considerações finais: destaca-se a importância do planejamento e cronograma de execução de todas as etapas de uma pesquisa quantitativa, em especial a logística da coleta de dados, para o sucesso da pesquisa. 

Biografia do Autor

Patrícia Mirapalheta Pereira de LLANO, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e Suas Interfaces (NUCCRIN). Membro da Comissão Editorial do Journal of Nursing and Health.
Celmira LANGE, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de Ribeirão Preto USP. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem UFpel. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e Suas Interfaces (NUCCRIN). Coordenadora da Pesquisa.
Letícia Pilotto CASAGRANDA, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem UFPel. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e Suas Interfaces (NUCCRIN). Membro da Comissão Técnica do Journal of Nursing and Health. Bolsista CNPQ.
Fernanda dos SANTOS, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Enfermeira na UPA-Lajeado. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e Suas Interfaces (NUCCRIN).
Denise Somavila Przylynski CASTRO, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Especialista em atenção a saúde oncológica. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e Suas Interfaces (NUCCRIN). Bolsista FAPERGS.
Andressa Hoffmann PINTO, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem UFPel. Especialista em atenção a saúde oncológica  Enfermeira na Prefeitura Municipal de Canguçu. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e Suas Interfaces (NUCCRIN).
Taniely da Costa BÓRIO, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica de Enfermagem do 4º semestre na Universidade Federal de Pelotas. Bolsista PIBID.
Publicado
2015-11-05
Como Citar
1.
LLANO PMP de, LANGE C, CASAGRANDA LP, SANTOS F dos, CASTRO DSP, PINTO AH, BÓRIO T da C. Experiência de pesquisa desenvolvida com idosos residentes na zona rural. J. nurs. health. [Internet]. 5º de novembro de 2015 [citado 28º de março de 2024];5(2):153-61. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5622
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report