O impacto do diagnóstico de paralisia cerebral para a família: revisão integrativa

  • Vera Lucia FREITAG Universidade Federal do Rio Grande do Su
  • Viviane Marten MILBRATH Universidade Federal de Pelotas
  • Fabiéli Vargas Muniz SCHNEIDER Universidade Federal de Santa Maria
  • Celmira LANGE Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Família, Paralisia cerebral, Diagnóstico, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: desvelar a produção científica sobre o impacto da revelação do diagnóstico de paralisia cerebral no recém-nascido à família. Métodos: revisão integrativa da literatura. A captura dessas produções foi processada por meio das seguintes bases de dados: PubMed, LILACS, SciELO e BDENF. Ao total, utilizando-se os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 4 (quatro) estudos para compor este trabalho. A análise de dados se deu por meio da proposta de Ursi e Galvão. Resultados: a revelação do diagnóstico à família da criança com paralisia cerebral é um dos momentos mais cruciais, podendo desestruturar toda a dinâmica familiar, passando por fases até a aceitação do diagnóstico. Conclusões: atenta-se para a importância de os profissionais estarem preparados para informar esta notícia à família, usando linguagem compreensiva e auxiliando-a no momento preciso.

Biografia do Autor

Vera Lucia FREITAG, Universidade Federal do Rio Grande do Su
Enfermeira. Mestre em Ciências. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Pelo Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Porto Alegre, Rio Grande do Sul(RS), Brasil.
Viviane Marten MILBRATH, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem e Programa de Pós- graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (FEn/PPGEnf/UFPel). Pelotas, RS, Brasil
Fabiéli Vargas Muniz SCHNEIDER, Universidade Federal de Santa Maria
Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Palmeira das Missões. Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET/Saúde. Palmeira das Missões, RS, Brasil.
Celmira LANGE, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem e Programa de Pós- graduação de Enfermagem da UFPel. Pelotas, RS, Brasil.
Publicado
2017-04-13
Como Citar
1.
FREITAG VL, MILBRATH VM, SCHNEIDER FVM, LANGE C. O impacto do diagnóstico de paralisia cerebral para a família: revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 13º de abril de 2017 [citado 19º de abril de 2024];7(1):89-100. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/6064
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review