Perfil das mulheres que realizam o exame Papanicolau em uma Estratégia de Saúde da Família

  • Juliana Zenaro RODRIGUES Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste
  • Tatiele Estefâni SCHÖNHOLZER USP
  • Alisséia Guimarães LEMES Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Papilomavirus humano, Saúde da mulher, Teste de papanicolau.

Resumo

Objetivo: conhecer o perfil das mulheres que realizaram o exame preventivo papanicolau em Primavera do Leste, Mato-Grosso. Métodos: o estudo foi realizado através da aplicação de questionário semiestruturado, sendo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo 515/705. Resultados: a média de idade = 41 anos, 36% possuem ensino médio completo. A maioria trabalha em casa. Média de 2 filhos. Realizaram o exame principalmente por prevenção e orientação médica. O profissional que mais orientou sobre o HPV foram os agentes comunitários de saúde. Não gostam do exame preventivo por sentimentos de medo, desconforto e vergonha. Conclusão: precisa-se desenvolver ações educativas para aumentar o conhecimento sobre o câncer cérvico-uterino, trabalhar os sentimentos de medo durante a realização do exame e proporcionar capacitação para que toda a equipe multiprofissional possa dar orientações.

Biografia do Autor

Juliana Zenaro RODRIGUES, Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste
Enfermeira. Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pelo IMP-MT. Enfermeira Responsável Técnica na Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste, Mato Grosso. Brasil.
Tatiele Estefâni SCHÖNHOLZER, USP
Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.
Alisséia Guimarães LEMES, Universidade Federal de Mato Grosso
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem Psiquiátrica pela EERSP. Pós-graduada no curso de formação à distância de pesquisadores em álcool e outras drogas psicoativas pela EERP/USP. Professora Assistente no curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Barra do Garças, Mato Grosso.
Publicado
2017-02-21
Como Citar
1.
RODRIGUES JZ, SCHÖNHOLZER TE, LEMES AG. Perfil das mulheres que realizam o exame Papanicolau em uma Estratégia de Saúde da Família. J. nurs. health. [Internet]. 21º de fevereiro de 2017 [citado 18º de abril de 2024];6(3):391-0. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/7346
Seção
Artigos Originais/ Original Articles