Percepção das gestantes sobre as consultas de pré-natal realizadas pelo enfermeiro na atenção básica

  • Mariana Lopes de CAMPOS Grupo Hospitalar Conceição
  • Aline Alves VELEDA Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Débora Fernandes COELHO Universidade Federal de Ciências da Saúde
  • Shana Vieira TELO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO
Palavras-chave: Cuidado pré-natal, Gravidez, Atenção primária à saúde, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção das gestantes sobre as consultas de pré-natal realizadas pelo enfermeiro na atenção básica. Métodos: pesquisa qualitativa, descritiva, realizada em Unidades de Saúde da Família de Porto Alegre. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, contendo as seguintes perguntas: “O que você acha da consulta realizada pelo enfermeiro da unidade de saúde no seu pré-natal?” e “Como você se sentiu durante a consulta?”. Utilizou-se Análise Temática proposta por Minayo. Resultados: foram realizadas seis entrevistas no total, sendo cinco delas com gestantes e uma com puérpera, em quatro unidades de ESF, sendo elencadas quatro categorias temáticas de análise. Foi percebida a resolutividade das consultas de enfermagem no pré-natal, a importância do acolhimento e da educação em saúde. Conclusões: os cuidados técnicos aliados ao acolhimento, à comunicação e à promoção de saúde, conferem uma assistência integral, unindo as dimensões preconizadas no acompanhamento da gestação pelo profissional enfermeiro. 

Biografia do Autor

Mariana Lopes de CAMPOS, Grupo Hospitalar Conceição
Enfermeira residente em Atenção ao Paciente Crítico no Grupo Hospitalar Conceição. Porto Alegre, RS, Brasil.
Aline Alves VELEDA, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Enfermeira, doutora em enfermagem, professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.
Débora Fernandes COELHO, Universidade Federal de Ciências da Saúde
Enfermeira, doutora em enfermagem, professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.
Shana Vieira TELO, GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, RS, Brasil.
Publicado
2017-02-21
Como Citar
1.
CAMPOS ML de, VELEDA AA, COELHO DF, TELO SV. Percepção das gestantes sobre as consultas de pré-natal realizadas pelo enfermeiro na atenção básica. J. nurs. health. [Internet]. 21º de fevereiro de 2017 [citado 29º de março de 2024];6(3):379-90. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/7949
Seção
Artigos Originais/ Original Articles