Implicações da polimedicação em idosos portadores de osteoporose

  • Edivaldo CREMER Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Maria José Quina GALDINO Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Julia Trevisan MARTINS Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Osteoporose, Idoso, Polimedicação, Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos.

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica sobre as possíveis implicações da polimedicação em idosos em tratamento de osteoporose. Métodos: revisão integrativa de literatura realizada por busca no Portal de Periódicos da CAPES abrangendo artigos publicados nos últimos cinco anos. Foram obtidos 814 artigos e após a seleção foram incluídos nove estudos. Resultados: a polimedicação entre idosos com osteoporose aumentou o risco de quedas com consequentes fraturas, sobretudo devido ao uso de medicamentos ansiolíticos, hipnóticos, analgésicos opióides e com ação cardiovascular. Conclusão: a polimedicação em idosos em tratamento de osteoporose deve ser criteriosa, baseada no quadro clínico e realizada quando os benefícios superarem os malefícios. 

Biografia do Autor

Edivaldo CREMER, Universidade Estadual do Norte do Paraná
Enfermeiro. Doutorando em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá. Professor Assistente da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Paraná, Brasil.
Maria José Quina GALDINO, Universidade Estadual do Norte do Paraná
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Professor Assistente da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Paraná, Brasil.
Julia Trevisan MARTINS, Universidade Estadual de Londrina
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil
Publicado
2017-04-13
Como Citar
1.
CREMER E, GALDINO MJQ, MARTINS JT. Implicações da polimedicação em idosos portadores de osteoporose. J. nurs. health. [Internet]. 13º de abril de 2017 [citado 25º de abril de 2024];7(1):78-. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/8884
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review