Planejamento reprodutivo de mulheres climatéricas usuárias da Atenção Primária à Saúde Mutirão

  • Tatiele Estefâni SCHÖNHOLZER USP
  • Ione Carvalho PINTO USP
  • Hedi Crecencia Heckler de SIQUEIRA Fundação Universidade Federal do Rio Grande
  • Queli Lisiane Castro PEREIRA Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Palavras-chave: Climatério, Planejamento familiar, Saúde da mulher.

Resumo

Objetivo: conhecer como foi realizado o planejamento reprodutivo das climatéricas usuárias da Atenção Primária em Canarana-MT. Métodos: pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva envolvendo dez climatéricas, no ano de 2012, aprovado pelo comitê de ética sob parecer 070/06. Resultados: média de idade foi de 50,2 anos, a média de anos de estudo foi de 7,6. A maioria é casada, sendo 9 sexualmente ativas. São multíparas, variando de 3 a 9 gestações, majoritariamente de alto risco, identificou-se baixo planejamento reprodutivo. 40% conhecem sobre planejamento familiar. Oito aderiram à laqueadura, minoria reconhece o uso da camisinha para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Mesmo sendo inférteis, 40% identificaram quando interromper a utilização do método contraceptivo. Considerações finais: a assistência ao planejamento reprodutivo contemplou as ações de promoção com êxito, as de prevenção com algumas fragilidades, e ações de informação e educação em saúde de maneira satisfatória ao propiciar conscientização para o autocuidado.

Biografia do Autor

Tatiele Estefâni SCHÖNHOLZER, USP
Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.
Ione Carvalho PINTO, USP
Enfermeira. Pós-Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP), São Paulo, Brasil.
Hedi Crecencia Heckler de SIQUEIRA, Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora emérita, titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande no curso de pós-graduação - Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa GEES. Rio Grande, RS, Brasil.
Queli Lisiane Castro PEREIRA, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Campus Universitário do Araguaia (CUA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem/Saúde (GEES). Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.
Publicado
2017-04-13
Como Citar
1.
SCHÖNHOLZER TE, PINTO IC, SIQUEIRA HCH de, PEREIRA QLC. Planejamento reprodutivo de mulheres climatéricas usuárias da Atenção Primária à Saúde Mutirão. J. nurs. health. [Internet]. 13º de abril de 2017 [citado 26º de abril de 2024];7(1):58-6. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/8951
Seção
Artigos Originais/ Original Articles