O uso de tecnologias para a qualificação da assistência de enfermagem: uma revisão integrativa

  • LISA ANTUNES CARVALHO Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr.
  • MAIRA BUSS THOFEHRN Universidade Federal de Pelotas/ RS
  • SIMONE COELHO AMESTOY Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ BA
  • NARA JACI DA SILVA NUNES Universidade Federal de Pelotas/ RS http://orcid.org/0000-0002-1803-8512
  • HELEN NICOLETTI FERNANDES Universidade Federal de Pelotas/ RS
Palavras-chave: Tecnologia, Trabalho, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer a produção científica sobre o uso das tecnologias no trabalho em enfermagem. Método: trata-se de uma revisão integrativa que se deu nos meses de outubro de 2014 a abril de 2015, nas bases de dados da PubMed e BDENF. Seguiram-se os passos sugeridos por Mendes; Silveira e Galvão para organização dos dados. Foram selecionados 25 artigos que atenderam a questão de pesquisa: qual a produção científica sobre o uso das tecnologias no trabalho da enfermagem nos últimos cinco anos? Resultados: os avanços e instrumentos tecnológicos se constituem ferramentas inovadoras para um cuidado de qualidade. A compreensão sobre o uso das tecnologias na enfermagem possibilita um saber-fazer mais seguro e confiável. Conclusão: conhecer o universo das tecnologias é essencial para o entendimento de que estas ferramentas são adjuvantes no cuidado e não protagonistas do mesmo.

Biografia do Autor

LISA ANTUNES CARVALHO, Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr.
Enfermeira do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr/ EBSERH/FURG. Mestre em Ciências pelo PPGEnf/ UFPEL. Doutoranda em Enfermagem pelo PPGEnf/ FURG. Membro do o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem/Saúde (NEPES/FURG) .Membro do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem - NEPEn.
MAIRA BUSS THOFEHRN, Universidade Federal de Pelotas/ RS
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFSC. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEN) da Universidade Federal de Pelotas.
SIMONE COELHO AMESTOY, Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ BA
Enfermeira. Professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas em exercício provisório na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. 
NARA JACI DA SILVA NUNES, Universidade Federal de Pelotas/ RS
Enfermeira  da UTI Neonatal do Hospital Escola da Ufpel. Doutoranda em Ciências do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem daUniversidade Federal de Pelotas/RS. Pelotas.Membro do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEN) da Universidade Federal de Pelotas.
HELEN NICOLETTI FERNANDES, Universidade Federal de Pelotas/ RS
Enfermeira do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.  Doutoranda em Ciências do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem daUniversidade Federal de Pelotas/RS. Pelotas.Membro do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem (NEPEN) da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2018-05-14
Como Citar
1.
CARVALHO LA, THOFEHRN MB, AMESTOY SC, NUNES NJDS, FERNANDES HN. O uso de tecnologias para a qualificação da assistência de enfermagem: uma revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 14º de maio de 2018 [citado 26º de abril de 2024];8(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9118
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review