Prática assistencial dos enfermeiros em atenção primária à saúde: revisão integrativa

Palavras-chave: Atenção primária à saúde, Enfermagem em saúde comunitária, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: sintetizar a produção científica brasileira sobre a prática assistencial do enfermeiro em atenção primária à saúde (APS). Métodos: realizou-se uma revisão integrativa no período de janeiro a março de 2016, com busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCIELO. Foram selecionados 28 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: evidenciou-se, que as práticas assistenciais dos enfermeiros ocorrem durante as visitas domiciliares, as consultas de enfermagem e as atividades de vigilância em saúde. Os limites para realização das práticas assistenciais apontados referem-se ao reconhecimento profissional, as relações com a equipe, aos protocolos assistenciais e as capacitações. Considerações finais: destaca-se a inexistência de pesquisas nacionais com evidências fortes relacionados ao tema.

Biografia do Autor

Jaqueline Ramires Ipuchima, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Enfermeira. Especialista em Saúde Mental. Enfermeira da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 
Aline Correa de Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre , Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 
Alisia Helena Weis Pelegrini, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre , Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 
Publicado
2017-12-26
Como Citar
1.
Ipuchima JR, de Souza AC, Pelegrini AHW. Prática assistencial dos enfermeiros em atenção primária à saúde: revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 26º de dezembro de 2017 [citado 23º de abril de 2024];7(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9131
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review