39 anos de história do movimento estudantil na faculdade de enfermagem: a história do Diretório Acadêmico

  • Ananda Rosa BORGES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Ane Rikie Hayashida HERNANDES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Pierre Fernando TIMM UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Andreza Furtado ERDMANN UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Michele Mandagará de OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Palavras-chave: Enfermagem, Regulamentação de organismos de política, História, Estudantes.

Resumo

Este trabalho objetiva (re)conhecer a trajetória do diretório acadêmico, junto aos acadêmicos de enfermagem, dentro do movimento estudantil, bem como seu desenvolvimento nos 40 anos de história da Faculdade de Enfermagem. Um total de oito pessoas foram entrevistadas, ligadas ao Diretório Acadêmico no período de tempo compreendido entre os anos 1977 a 2016. Com a fala dos participantes pôde-se destacar pontos históricos importantes e identificar formas de organização condizentes às épocas e períodos políticos e sociais vividos no país. O incentivo e apoio da direção do curso sempre estiveram presentes de maneira significativa nessa trajetória. Tal apoio foi, e continua sendo, imprescindível para a conquista do espaço e voz dos acadêmicos, que até hoje ocupam cargos de representatividade junto a departamentos públicos e institucionais, enriquecido a formação acadêmica e formando profissionais que anseiam por melhorias e renovação da profissão.

Biografia do Autor

Ananda Rosa BORGES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Acadêmica de enfermagem e Coordenadora Geral do Diretório Acadêmico Anna Nery Gestão 2015-2016 da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.
Ane Rikie Hayashida HERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Acadêmica de enfermagem e Coordenadora de Comunicação do Diretório Acadêmico Anna Nery Gestão 2015-2016 da UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.
Pierre Fernando TIMM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Acadêmico de enfermagem e Coordenador Geral do Diretório Acadêmico Anna Nery Gestão 2015-2016 da UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.
Andreza Furtado ERDMANN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Acadêmica de enfermagem e Coordenadora Financeira do Diretório Acadêmico Anna Nery Gestão 2015-2016 da UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.
Michele Mandagará de OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunta IV da Faculdade de Enfermagem da UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.
Publicado
2016-08-24
Como Citar
1.
BORGES AR, HERNANDES ARH, TIMM PF, ERDMANN AF, OLIVEIRA MM de. 39 anos de história do movimento estudantil na faculdade de enfermagem: a história do Diretório Acadêmico. J. nurs. health. [Internet]. 24º de agosto de 2016 [citado 20º de abril de 2024];6(supp):131-40. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9189
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report