Prevalência de sintomas depressivos em gestantes adolescentes

  • Aline Balandis COSTA Hospital Amaral Carvalho.
  • Jessica Fernanda Queiroz de MORAES Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Flávia Teixeira Ribeiro da SILVA Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP
  • Natália Maria Maciel Guerra SILVA Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
  • Simone Cristina Castanho Sabaini de MELO Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Palavras-chave: Gestante, Adolescentes, Sintomas depressivos.

Resumo

Objetivo: verificar sintomas depressivos em gestantes adolescentes em unidade básica de saúde. Métodos: Cinquenta e cinco adolescentes grávidas foram entrevistadas na unidade de saúde. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: um para dados sociais, demográficos, obstétricos, relações familiares e eventos de violência, e outro para avaliar os sintomas depressivos - Inventário de Depressão de Beck. Resultados: 10,9% das entrevistadas tinham história prévia de depressão ou ansiedade e 3,6% apresentavam um desses problemas no momento da entrevista. 63,6% das adolescentes relataram ter sofrido algum evento estressante no último ano. 49,1% das adolescentes grávidas apresentam sintomas depressivos variando entre leve, moderado e grave. Conclusões: é essencial identificar os primeiros sintomas depressivos em gestantes, para que elas sejam encaminhadas ao serviço especializado, ou detectar a presença de uma equipe de saúde mental em um centro de saúde, para prestar um tratamento adequado e um cuidado de qualidade e humanizado.

Biografia do Autor

Aline Balandis COSTA, Hospital Amaral Carvalho.
Enfermeira. Atuando no Hospital Amaral Carvalho. Jaú-SP, Brasil.
Jessica Fernanda Queiroz de MORAES, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Docente colaboradora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bandeirantes- PR, Brasil. 
Flávia Teixeira Ribeiro da SILVA, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP
Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bandeirantes- PR, Brasil. 
Natália Maria Maciel Guerra SILVA, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Farmacêutica. Doutora em Ciências da Saúde-Biociências e fisiopatologia aplicada a farmácia. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). 
Simone Cristina Castanho Sabaini de MELO, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
Farmacêutica. Doutora em Ciências da Saúde . Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bandeirantes- PR, Brasil
Publicado
2017-04-13
Como Citar
1.
COSTA AB, MORAES JFQ de, SILVA FTR da, SILVA NMMG, MELO SCCS de. Prevalência de sintomas depressivos em gestantes adolescentes. J. nurs. health. [Internet]. 13º de abril de 2017 [citado 23º de abril de 2024];7(1):50-7. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9263
Seção
Artigos Originais/ Original Articles