Resistências dos profissionais da atenção psicossocial em álcool/drogas à abordagem de redução de danos

Palavras-chave: Redução do dano, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Pessoal de saúde.

Resumo

Objetivo: analisar as resistências opostas pelos profissionais de saúde mental em álcool e outras drogas à implementação efetiva da redução de danos nos dispositivos de atenção psicossocial. Métodos: estudo qualitativo e exploratório, realizado com dez participantes, entre agosto e dezembro de 2012, por meio de entrevistas semiestruturadas e adotando-se a hermenêutico-dialética como técnica analítica. Projeto aprovado pelos comitês de ética em pesquisa (CAEE nº 0005.0.196.000-11). Resultados: identificaram-se resistências à abordagem de redução de danos pelos profissionais do serviço, consistentes em atitudes inclinadas à psiquiatria tradicional. Considerações finais: a redução de danos encontra resistências no curso de sua operacionalização pelo atravessamento de concepções alinhadas ao paradigma anterior, que ainda se interpõem nas práticas institucionais.

Biografia do Autor

Delza Rodrigues SOUZA, CAPSad.
Enfermeira. Mestre em Ciências. Enfermeira no CAPSad. São Paulo, SP, Brasil.
Márcia Aparecida Ferreira OLIVEIRA, Escola de Enfermagem da Universidade São Paulo.
Enfermeira. Livre Docente em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Ricardo Henrique SOARES, Tribunal de Justiça de São Paulo
Psicólogo, Bacharel em Direito. Mestre em Ciências. Oficial de Justiça no Tribunal de Justiça de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Andrea DOMANICO, USP
Psicóloga. Doutora em Ciências Sociais. Professora da Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil.
Paula Hayasi PINHO, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
Psicóloga. Doutora em Ciências da Saúde. Professora da Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil
Publicado
2017-04-13
Como Citar
1.
SOUZA DR, OLIVEIRA MAF, SOARES RH, DOMANICO A, PINHO PH. Resistências dos profissionais da atenção psicossocial em álcool/drogas à abordagem de redução de danos. J. nurs. health. [Internet]. 13º de abril de 2017 [citado 25º de abril de 2024];7(1):16-4. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9276
Seção
Artigos Originais/ Original Articles