A construção do Jornal do Centro de Atenção Psicossocial II: desenvolvendo habilidades específicas e relacionais

Palavras-chave: Reabilitação, Habilidades sociais, Aptidão, Promoção em saúde, Transtornos mentais.

Resumo

Objetivo: demonstrar as possibilidades de uma oficina multiprofissional no desenvolvimento de habilidades específicas e de relacionamento. Métodos: relato de experiência descrevendo a construção do Jornal do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Resultados: empoderamento através do aprendizado de ferramentas como computador e internet; desenvolvimento de capacidades relacionais, como liderança, autonomia, exposição de ideias e trabalho em equipe. Considerações finais: destaca-se o potencial de uma atividade organizadora, cujo produto final é um material impresso, para o crescimento e desenvolvimento de competências e habilidades específicas e relacionais, aspectos importantes para a efetiva reinserção social.

Biografia do Autor

Juliana Unis Castan, Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Psicóloga. Mestre em Counseling and Personnel Services. Psicóloga no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil. 
Vivian Brentano, Comunidade Terapêutica Winnicott.
Psicóloga. Especialista em Saúde Mental. Psicóloga Clínica na Comunidade Terapêutica Winnicott. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 
Jaqueline Ipuchima, Irmandade Santa Casa de Misericórdia
Enfermeira. Especialista em Saúde Mental. Enfermeira na Irmandade Santa Casa de Misericórdia. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Helena Abadie Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Nutricionista. Especialista em Saúde Mental. Mestranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 
Publicado
2017-12-26
Como Citar
1.
Castan JU, Brentano V, Ipuchima J, Moraes HA. A construção do Jornal do Centro de Atenção Psicossocial II: desenvolvendo habilidades específicas e relacionais. J. nurs. health. [Internet]. 26º de dezembro de 2017 [citado 26º de abril de 2024];7(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9823
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report