Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

  1. Interfaces Brasil/Canadá, revista oficial da Associação Brasileira de Estudos Canadenses – ABECAN, aceita originais sob forma de artigos inéditos, ensaios, entrevistas e resenhas de interesse para estudos que tematizem o Canadá e que, em especial, contemplem as perspectivas comparatistas e interdisciplinares entre o Brasil e o Canadá.
  2. A revista aceita contribuições das seguintes áreas: Letras, Interdisciplinar, Educação, Geografia, História, Filosofia, Direito, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Sociologia, Administração, Turismo, Urbanismo, Artes, Ecologia, Economia e Assistência Social.
  3. A publicação é de fluxo contínuo.
  4. A revista se organiza em sete seções: 1) Expediente e apresentação; 2) Artigos livres; 3) Dossiês temáticos; 4) Ensaios; 5) Resenhas; 6) Entrevistas; 7) Homenagens e relatórios.
  5. Os textos podem ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol.
  6. Pós-graduandos e não doutores podem apresentar contribuições em parceria com seus orientadores.
  7. Artigos devem ser imitados a 90 mil caracteres com espaços e resenhas a 20 mil caracteres com espaços.
  8. Os textos devem ser cadastrados no site da revista, com título em português (ou francês, ou espanhol) e inglês, nome do autor, filiação acadêmica completa (indicando-se unidade, instituição, cidade, estado e país, sem abreviações) e endereço eletrônico, valendo-se de arquivos editados no programa Word for Windows, em fonte Times New Roman (corpo 12, espaço 1,5), sem qualquer tipo de formatação, a não ser:
  • Indicação de caracteres (negrito e itálico).
  • Margens de 3 cm. Superior e esquerda e 2 cm inferior e direita
  • Recuo de 1,25 cm (um tab) no início do parágrafo.
  • Recuo de 4 cm nas citações longas.
  • Uso de aspas duplas para citações no corpo do texto.
  • Não usar aspas em citações longas que serão destacadas pelo uso de corpo 11, espaço simples e recuo de 4 cm.
  • Não usar CAIXA ALTA, a não ser no nome do autor na indicação das referências entre parênteses e em siglas, conforme especificações da ABNT.
  • Uso de itálico para termos estrangeiros, títulos de livros e periódicos.
  • Observância das regras da ABNT para aplicação de maiúsculas e minúsculas.
  • Para textos em português, guiar-se pelas regras do Novo Acordo Ortográfico.
  • As notas bibliográficas são no corpo do texto (BERND, 2012, p. 10). Notas de fim somente as explicativas.
  • 9. Os artigos devem ser acompanhados de dois resumos, sendo um em inglês e o outro em português (ou francês ou espanhol); cada um deve ter entre 150 e 250 palavras, bem como de três a seis palavras-chave também em inglês e em português (ou francês ou espanhol). As palavras-chave devem ser separadas por ponto. Todas as contribuições devem conter título na língua do artigo, seguida da tradução em inglês abaixo. Os artigos em inglês, no original, deverão ter além do título nesta língua, sua tradução em português abaixo do título original.
  • 10. As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto, obedecendo as seguintes normas:
    • Livro: SHAFF, Adam. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
    • Artigo: COSTA, A.F.C. da. Estrutura da produção editorial dos periódicos biomédicos brasileiros. Trans-in-formação, Campinas, v. 1, n.1, 1989, p. 81-104.
    • Capítulos de livros: JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, pp. 47-66.
    • Dissertações e Teses: SILVA, João da. A Independência do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Franca, 2009.
    • Trabalhos de congresso ou similar (publicado): MARIN, A. J. Educação continuada: sair do formalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Anais ... São Paulo: UNESP, 1990, pp. 114-8.
    • Artigos de jornal assinados: AMORIM, Celso. Guerra contra o Iraque é evitável. Folha de S. Paulo, 25 set. 2002.
    • Artigos de jornal ou magazine não assinados: A PESQUISA em saúde nas ciências sociais e humanas: tendências contemporâneas”. Folha de S. Paulo, 22 ago. 2005.
    • 11. As ilustrações devem ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica, devendo ser enviadas com resolução de 300 dpi em arquivos jpeg. Devem ser identificadas com título ou legenda e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2, etc.). A cessão dos direitos de reprodução deve ser providenciada pelo autor.
    • 12.A responsabilidade pelo conteúdo dos textos publicados pela revista cabe, exclusivamente, aos seus respectivos autores.
    • 13. Para artigos que, porventura veiculem imagens e/ou depoimentos com seres humanos, a revista exige a apresentação de Termos de Cessão de Direitos e de Consentimento Esclarecido ou a apresentação de Protocolo de Aprovação do Projeto de Pesquisa em algum Comitê de Ética e Pesquisa, documentos, estes, que são analisados no âmbito de um Comitê de Ética interno da revista, formado por pelo menos três membros, com especialização e atuação em Direito, História Oral e ética na pesquisa. A revista Interfaces segue as diretrizes de ética na pesquisa do Committee on Publications Ethics (COPE), disponíveis em: http://publicationethics.org/resources/code-conduct.
    • 14. A revista não aceita contribuições que tenham sido submetidas a mais de um periódico simultaneamente. Se houver alguma chance de a submissão estar sendo avaliada por outro periódico, a comunicação à Editoria deve ser imediata.
    • 15. É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo, no Passo 2: Metadados da Submissão, no campo Conflitos de interesse, e também – mas apenas se acreditarem haver algum possível conflito de interesse –, na primeira página do manuscrito, sob a forma de nota de rodapé. Os conflitos de interesse podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira, tais como: ser membro consultivo de instituição que financia a pesquisa; participar de comitês normativos de estudos científicos patrocinados pela indústria; receber apoio financeiro de instituições em que a pesquisa é desenvolvida; conflitos presentes no âmbito da cooperação universidade-empresa; identificação e contato com pareceristas ad hoc durante o processo de avaliação, etc. Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. Não havendo conflitos de interesse, basta transcrever e acrescentar no campo indicado acima a seguinte nota: Não houve conflitos de interesses para a realização do presente estudo. Nos trabalhos nos quais for declarada a existência de conflitos de interesse, essa informação será mantida na publicação sob a forma de nota de rodapé.
    • 16. No caso de a submissão contemplar coautoria, o papel de cada autor na elaboração do artigo deve ser detalhadamente explicitado em nota de rodapé
    • 17. É obrigatória a informação do número ORCID no momento da submissão.

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê De 1867 a 2017: o Canadá e seus processos de contínua reinvenção

Em 1º de Julho de 2017, o Canadá festejará os 150 anos da entrada em vigor da Confederação. A data é importante, pois é a partir da Confederação que o Canadá entra em um ciclo gradual de obtenção de sua soberania em relação ao Reino Unido, cujo ponto final é o reconhecimento da independência do país, em 1931.  A lei que instaura a Confederação aponta os rumos do Canadá, notadamente a adoção do federalismo como forma de Estado. Considerando a importância deste documento fundador, o objetivo do presente dossiê da Revista Interfaces Brasil-Canadá é o de examinar, nessa trajetória de 150 anos, a evolução, os desafios, os caminhos e descaminhos do Canadá e seu processo de reinvenção contínua. O dossiê propõe uma abordagem multidisciplinar e comparatista, lançando um olhar sobre a trajetória canadense em termos dos “accommodements raisonnables” das diferentes etnias que, juntamente com os povos fundadores, os imigrantes e os autóctones compõem o atual mosaico multicultural canadense. Como o Canadá lida no momento atual com as mobilidades culturais e com os processos de inclusão de migrantes e autóctones?  Como redefine sua identidade face ao ingresso constante de refugiados oriundos dos quatro cantos do planeta? Artigos nas diferentes áreas das ciências humanas e sociais serão aceitos contemplando o Canadá, seu imaginário, seus valores éticos, literários e políticos, e sua capacidade de se redefinir perante as Américas e o mundo.

Editores convidados:

ZILÁ BERND (Unilasalle/Cnpq) 

ADINA BALINT-BABOS (Universidade de Winnipeg)

Colaborador: OSCAR BERG (mestrando PUCRS)

Deadline para submissões: 15 de março de 2017

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.