CESAR VICTORA, médico epidemiologista. Uma vida de liderança científica mundial a serviço da sobrevivência de milhões de crianças.
Palavras-chave:
saúde, infância, maternidade,
Resumo
O médico epidemiologista Cesar G. Victora, Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas, com doutorado em Epidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, realizou extensas pesquisas em diversos estados brasileiros e atuou como pesquisador ou consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF. Suas principais contribuições científicas incluem a documentação da importância do aleitamento materno exclusivo para prevenir a mortalidade infantil e a construção de curvas de crescimento infantil atualmente adotadas em mais de 140 países. É Professor Visitante das Universidades de Harvard, Oxford, Londres e Johns Hopkins. Recebeu inúmeras condecorações internacionais, entre elas, mais recentemente, em 2017, o Canada Gairdner Global Health Award. Por meio de suas pesquisas, é responsável direto pela sobrevivência de milhões de crianças ao redor do mundo. A promoção da amamentação exclusiva e o monitoramento adequado do crescimento, dois dos legados deixados pelos estudos liderados pelo Prof. Cesar, evitaram e seguem evitando que milhões de crianças percam a vida precocemente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-05-02
Seção
Resenhas e Entrevistas
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.