Caminhar em Roma: A Experiência de Inscrever-se no Selvático da Cidade

  • Eduardo Rocha Doutor em Arquitetura, Mestre em Educação, Especialista em Patrimônio Cultural, Arquiteto e Urbanista, professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo/PROGRAU da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.
  • Valentina Machado Mestra em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e rbanismo/PROGRAU da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.
Palavras-chave: Caminhar, selvático, intervenção urbana, cidade e contemporaneidade.

Resumo

Ensaio sobre experiências do caminhar pelo selvático da cidade de Roma na Itália, com a companhia de Francesco Careri e outros muitos caminhantes, todos interagindo pelo caminho, na cidade, com suas diferentes línguas e inscritas, buscando arranhar e ferir, na busca por uma espécie de fricção capaz de criar um novo pensamento-ideia sobre e com a cidade.Palavras-chave: Caminhar; selvático; intervenção urbana; cidade e contemporaneidade.Walking in Rome: The Experience of Inscription in the Wild of the CityAbstract: Essay on experiences of walking through the wild of the city in Rome, Italy, in the company of Francesco Careri and many other hikers, all interacting along the way, in the city, in their different languages and inscriptions, seeking to  scratch and hurt, in search of a kind friction capable of creating a new thought-idea about and with the city.Keywords: Walking, wild, urban intervention, city and contemporaniety. 

Biografia do Autor

Eduardo Rocha, Doutor em Arquitetura, Mestre em Educação, Especialista em Patrimônio Cultural, Arquiteto e Urbanista, professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo/PROGRAU da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.
Doutor em Arquitetura, Mestre em Educação, Especialista em Patrimônio Cultural, Arquiteto e Urbanista, professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo/PROGRAU da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.Pós-Doutor pela Universitá Roma Tre (Dipartimento di Architettura/Laboratorio Circo/Stalker, 2019). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional- em andamento). 
Valentina Machado, Mestra em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e rbanismo/PROGRAU da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.
  Mestra em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/PROGRAU da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão junto ao Laboratório de Urbanismo (LabUrb) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/FAUrb da UFPel.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

CARERI, Francesco. Anotações da disciplina de Arte Cívica. Roma: 2019. (anotações de aula, feitas por Eduardo Rocha).

______. Caminhar e parar. São Paulo: Gustavo Gili , 2017.

______. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

DELEUZE, Gilles, & GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 4). São Paulo: Ed. 34, 1997.

______. A lógica do sentido. São Paulo: Editora 34, 2000.

______. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

______. Proust e os signos. São Paulo: Forense Universitária, 1987.

FERRERO, Giovanni. Rieducazione alla speranza. Patrick Geddes planner in India 1914-1924. Jaca Book, Milano, 1998.

FUÃO, Fernando Freitas. Inscritos no lixo. Website. Disponível em: http://inscritosnolixo.blogspot.com/. Acesso em: 01 nov. 2019.

ROCHA, Eduardo. Arquiteturas do abandono: ou uma cartografia nas fronteiras da arquitetura, da filosofia e da arte. Tese (Tese de doutorado Arquitetura). PROPAR/UFRGS. Porto Alegre, 2010.

Publicado
2020-05-01
Como Citar
Rocha, E., & Machado, V. (2020). Caminhar em Roma: A Experiência de Inscrever-se no Selvático da Cidade. Paralelo 31, 2(13), 8. https://doi.org/10.15210/p31.v2i13.18686