A REPRESENTAÇÃO DA AUSÊNCIA EM ARQUITETURA E URBANISMO
Espaço Público Teatro La Lira LA LIRA
Resumo
O artigo apresenta uma reflexão teórica acerca da representação da ausência em arquitetura e urbanismo e desenvolve, como forma de fundamentação da reflexão teórica apresentada, uma análise sobre o estudo de caso do Espaço Público Teatro La Lira situado em Ripoll/Catalunha e de autoria dos arquitetos Rafael Aranda, Carme Pigem y Ramón Vilalta – do escritório RCR Arquitectes – e do arquiteto Joan Puigcorbé Punzano – do escritório PUIGCORBÉ Arquitectes. O artigo tem como ênfase o processo de projeto arquitetônico e a estratégia projetual assumida pelos autores em sua configuração. Neste sentido, a análise do projeto parte das relações estabelecidas entre o material e o imaterial, tais como o meio ambiente construído e a memória do lugar. O aporte da desconstrução apresenta-se como instrumento de análise projetual a partir do reconhecimento da complexidade espaço-temporal contemporânea. Para tanto, apresenta-se uma fundamentação teórica a partir de Harvey Montaner e Benévolo – no tocante ao entendimento da cidade contemporânea – e de Derrida e Solis – no tocante à extensão do conceito de desconstrução a arquitetura e urbanismo. Reconhece-se no artigo a desconstrução como um instrumento válido para o entendimento da cidade contemporânea e das permanências e rupturas de seu meio ambiente construído.A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista PIXO, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto, remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa dos Editores. Obs. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.