A CRIAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES PARA SOCIABILIDADE URBANA EM CIDADES MENORES: O CASO DE LAPA-PR

Resumo

A promoção da sociabilidade urbana, especialmente em cidades menores, é um desafio. Nesses locais há tendências de centralização das funções urbanas. Porém, expansões urbanas e demográficas geram constantes redefinições das configurações territoriais, o que exige reinterpretação das centralidades. Esse estudo objetiva discutir a sociabilidade urbana em cidades menores a partir da criação de novas centralidades, tomando como referência o caso de Lapa-PR, peculiar por associar demandas de expansão à consolidação histórica. A pesquisa define-se como um estudo de caso exploratório. A análise iniciou o preenchimento de lacunas sobre a temática no dado recorte, e possibilitou explorar a questão da convivência urbana nos espaços públicos sob a ótica do planejamento para vitalidade urbana. Foi possível caracterizar no recorte os elementos que sugerem a necessidade de novos espaços de convivência, a partir da comparação entre o atual prognóstico e novas estratégias de planejamento aprovadas em 2020, à luz de teorias sobre centralidades urbanas.Palavras-chave: sociabilidade urbana, cidades pequenas, centralidades urbanas, Lapa/PR.

Biografia do Autor

Tharsila Maynardes Dallabona Fariniuk, Unifacear
Doutora em Gestão Urbana (PPGTU / PUCPR). Pós-doutoranda na área de civic hacking e metodologias digitais pela PUCPR em parceria com a Durham University. Professora dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharias da UNIFACEAR. Mestre em Gestão Urbana (PPGTU / PUCPR), Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação, e graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR). 
Beatriz Portella Deda, Unifacear
Graduanda em Arquitetura e Urbanimo pela Unifacear (concluinte em 2021).
Publicado
2021-09-10
Como Citar
MAYNARDES DALLABONA FARINIUK, T.; PORTELLA DEDA, B. A CRIAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES PARA SOCIABILIDADE URBANA EM CIDADES MENORES: O CASO DE LAPA-PR. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 5, n. 19, 10 set. 2021.
Seção
Artigos e Ensaios