A REFUNDAÇÃO DESDE OUTROS ÂNGULOS: PARTICIPAÇÃO NOS PAÍSES ANDINOS À LUZ DAS TEORIAS DEMOCRÁTICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fabrício Pereira da Silva

Resumo

O artigo recorre à teoria democrática que defende a participação popular para, a partir dela, analisar novos discursos sobre democracia formulados na Venezuela, Bolívia e Equador desde o começo dos processos refundadores em curso nesses países. Esses casos vêm sendo analisados a partir de parâmetros hegemônicos na teoria democrática, “elitistas” ou “procedimentais”. Aborda-los a partir de teorias participativas da democracia poderia fornecer referenciais mais adequados e menos acusatórios para abordar as concepções de democracia que perpassam esses novos governos. Na primeira parte, são revisadas ideias e discussões sobre participação na literatura especializada, e algumas dessas proposições centrais serão destacadas. Na segunda parte, visões de democracia desenvolvidas pelos principais atores desses processos são condensadas, a partir da análise de declarações de seus próprios líderes, partidos/movimentos, intelectuais “orgânicos” e organizações sociais apoiadoras, e da nova legislação de participação. Ao final, as segundas são cotejadas com as primeiras, procurando investigar pontos de contato, diálogos, lacunas e contradições.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pereira da Silva, F. (2015). A REFUNDAÇÃO DESDE OUTROS ÂNGULOS: PARTICIPAÇÃO NOS PAÍSES ANDINOS À LUZ DAS TEORIAS DEMOCRÁTICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 3(1), 67-87. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v3i1.4220
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fabrício Pereira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Fabricio Pereira da Silva é Professor Adjunto da Graduação de Políticas Públicas e da Pós-Graduação de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil, e da Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brasil. Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Brasil. Foi Professor Visitante na Universidad de la República (UDELAR), Uruguai, e na Universidad Nacional del Litoral (UNL), Argentina. Trabalha com os seguintes temas: participação popular; teoria democrática; esquerdas latino-americanas; e democracia na América Latina.