Leis, Costumes e Valores de Conduta Moral: Sistemas de Regulamentação entre Comunidades de Pescadores Artesanais na Lagoa Mirim, Rio Grande do Sul

  • Stella Maris Nunes Pieve
  • Matheus Sehn Korting

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca dos sistemas de regulamentação vigentes entre comunidades de pescadores da Lagoa Mirim, Rio Grande do Sul. A partir da experiência etnográfica em três municípios, Arroio Grande, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar, a proposta é entender e analisar de que maneira “regras internas” e “regras externas” acerca das práticas do cotidiano, dos costumes, da conduta moral e da honra se articulam nos casamentos locais, nas cooperações de trabalho e na implementação da legislação ambiental. O que podemos perceber ao observar o sistema normativo a partir de diversos prismas são as lacunas formadas entre a intencionalidade da lei e da autoridade e a prática dos costumes, destacando as possibilidades, mas não totalidade das formas de regulamentação.

Biografia do Autor

Stella Maris Nunes Pieve
Pós-Doutoranda em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Matheus Sehn Korting
Doutorando em Ciências Sociais em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
Publicado
2017-12-14
Seção
Dossiê Saberes e Territorialidades Marítimo-Costeiras: estudos e perspectivas antropológicas