Amas de leite: dos anúncios de jornais do século XIX em Pelotas/RS à atualidade - relações de trabalho e afeto no cuidado com crianças

  • Marta Bonow Rodrigues Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Palavras-chave: Amas de leite, Escravidão em Pelotas, Trabalho doméstico, Relações de afeto

Resumo

A amamentação de crianças brancas por escravas negras, no Brasil, foi possivelmente importada da Europa: era comum, na sociedade escravista, as mães darem seus filhos para que as amas negras às amamentassem, devido à disponibilidade de mulheres escravizadas que eram direcionadas para essa atividade - entre outros trabalhos domésticos. A proximidade física dessas amas com a família para quem trabalhavam poderiam desencadear relações afetivas para além da condição de trabalho, seja escravo ou livre. Heranças desse passado escravista estão presentes na sociedade contemporânea e, em especial no cuidado com as crianças, os limiares entre afetividade e trabalho são habitualmente ultrapassados. Na tentativa de compreender como essas relações de trabalho ocorrem na atualidade, pode-se buscar alguns dados desse período oitocentista, e, entre outros elementos, os anúncios de jornais são uma fonte arqueológia e histórica rica para essas análises. 

Biografia do Autor

Marta Bonow Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Mestra em Antropologia - Área de Concentração em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel; Graduanda no Bacharelado em Antropologia - Linha de Formação em Arqueologia - UFPel; Graduada em Medicina Veterinária pela UFPel.
Publicado
2017-12-14