A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

  • Marinete dos Santos Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Alessandra Maria da Silva Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
Palavras-chave: Divisão sexual do trabalho, Mulheres rurais, Autonomia, Relações de gênero, Dominação masculina

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a situação vivenciada pelas mulheres do Assentamento Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes, norte do Estado do Rio de Janeiro, no que se refere à divisão sexual do trabalho com seus maridos e companheiros. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas aplicadas a dez mulheres do Núcleo 1 do assentamento. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo. Foi possível concluir que a divisão sexual do trabalho é vista tradicionalmente como natural e complementar. Ela cria, na verdade, uma profunda desigualdade de gênero que deixa as mulheres sem autonomia, incapacitando-as do ponto de vista técnico e tornando-as ainda mais vulneráveis à dominação e à violência masculinas. Somente as mulheres viúvas ou divorciadas conseguiram alcançar algum grau de independência, autonomia financeira e laboral.

Biografia do Autor

Marinete dos Santos Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
Possui mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1976) e doutorado em Estudo das Sociedades Latino Americanas - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1991). Atualmente é Professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro dos Cursos de Graduação em Ciências Sociais e Programa de Pós- Graduação em Sociologia Política ( mestrado e doutorado). É também coordenadora do Atelier de Estudos de Gênero (ATEGEN). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade de gênero, violência de gênero, escravidão, educação e cidadania. Foi professora visitante da Universidade Federal do Pará e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em História (mestrado e doutorado) da Universidade Federal Fluminense.
Alessandra Maria da Silva, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
Atualmente cursando doutorado no Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, Linha de Pesquisa Engenharia e Economia na Agricultura, com ênfase em Economia Rural. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Espírito Santo. É Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural no Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Produção Animal Agroecológica e Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Implementação de Políticas Públicas, Organização Rural, Metodologias Participativas, Agroindústrias, Bovinocultura de leite, avicultura em sistemas agroecológicos.
Publicado
2018-11-30