INTERAÇÕES, ESTIGMAS E SENTIMENTOS: notas sobre o ofício de mototaxista em Imperatriz-MA

Palavras-chave: Medo, Mototáxistas, cidade.

Resumo

O presente texto busca analisar como o estigma e os sentimentos de revolta e de medo compõem o cotidiano e a formação da categoria dos mototaxistas na cidade de Imperatriz-MA. Com um viés goffmaniano, focamos a análise em variáveis relacionadas às “informações sociais” dos atores sociais, na observação das interações apreendidas por meio da observação de declarações públicas e de documentos da década de 1990 e pelo trabalho sobre as interações face a face vividas pelos condutores de mototáxi. Para tanto, foram utilizadas imagens para trazer à tona narrativas de experiências relacionadas ao sentimento de medo. O estigma, a revolta e o medo compõem uma tríade fundamental na própria história de formação da categoria de mototaxistas e na maneira como eles percebem e classificam a si próprios, assim como lugares e situações de medo, insegurança e vulnerabilidade.

Biografia do Autor

Jesus Marmanillo Pereira, UFMA
Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (PPGCSOC-UFMA). Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais (2008) e História (2007) pela mesma instituição. Possui também licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-Imperatriz), coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Cidades e imagens (LAEPCI), membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho (LAEPT-UFPB) e do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM-UFPA). Tem experiência na área de Antropologia Visual, História Social, Sociologia Política, Sociologia Urbana, atuando principalmente em temas relacionados à etnografias visuais, movimentos sociais e identidades coletivas, populações estigmatizadas na cidade e violência urbana.
Ana Paula Pinto Pereira, UFMA
Acadêmica do curso de Ciências Humanas/Sociologia na Universidade Federal do Maranhão, Bolsista de iniciação científica e integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre Cidades e Imagens (LAEPCI)
Publicado
2018-06-28