O que é e o que não é Antropologia e Arqueologia Forense: considerações sobre as aplicações da Bioantropologia nas Ciências Forenses.

  • Claudia Regina Plens Universidade Federal de São Paulo
  • Camila Diogo de Souza Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Antropologia Forense, Arqueologia Forense, abordagem multidisciplinar

Resumo

Este breve artigo tem como objetivo explicitar os parâmetros da Antropologia Forense enquanto uma disciplina multidisciplinar, evidenciando, sobretudo, as diferenças entre a Antropologia e a Arqueologia Forense. A Antropologia Biológica (Bioantropologia) atuou historicamente e atua de forma ativa nas definições e nos parâmetros dos dois campos de conhecimento na atualidade, porém suas contribuições não devem atribuir primazia à aplicação de uma em relação a outra área nas Ciências Forenses. A Antropologia Forense hoje busca ir além da estimativa do perfil biológico dos indivíduos e a Arqueologia Forense não se restringe apenas aos métodos e técnicas de escavações arqueológicas adotadas em contextos forenses. Ambas, de forma distintas, complementares e por meio de suas especificidades teóricas e metodológicas, constituem instrumentos fundamentais para aprimorar e validar evidências legais, contribuindo na atuação judicial criminalística e na garantia dos Direitos Humanos.  

Biografia do Autor

Claudia Regina Plens, Universidade Federal de São Paulo
Laboratório de Estudos Arqueológicos (LEA/UNIFESP)Departamento de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH/UNIFESP)Centro de Antropologia e ARqueologia Forense (CAAF/UNIFESP)
Publicado
2020-12-31
Seção
Dossiê Antropologia Biológica