Uma única coleção: Patrimônio Arqueológico da União? Objetos Sagrados dos Munduruku? A COVID 19 e um trabalho inconcluso

  • Carlos Eduardo Caldarelli Scientia Consultoria Científica
  • Solange Bezerra Caldarelli Scientia Consultoria Científica

Resumo

O artigo descreve e brevemente analisa o desenrolar de uma longa disputa acerca de se as “vasilhas cerâmicas” evidenciadas durante o Projeto de Pesquisa Etnoarqueológica (Arqueologia Colaborativa) com as etnias Kayabi, Apiaká e Munduruku nos municípios de Jacareacanga (Estado do Pará) e Paranaíta (Estado do Mato Grosso) seriam Patrimônio Arqueológico da União ou objetos sagrados dos Munduruku e, consequentemente, a quem deveria caber a decisão sobre a sua destinação. Finaliza, mostrando como a pandemia da COVID 19 acabou impedindo que os autores do artigo pudessem acompanhar os lances finais daquela longa disputa, nas aldeias Munduruku.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Caldarelli, Scientia Consultoria Científica
Sociólogo, Advogado, Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais (CPDOC/FGV), Especialista em Gestão e Tecnologia Ambientais (POLI-USP), Especialista em Direito Ambiental (FD/FSP-USP), Diretor e Coordenador de Projetos de Referências Culturais e Educação Patrimonial da Scientia Consultoria Científica.
Solange Bezerra Caldarelli, Scientia Consultoria Científica
Arqueóloga, Doutora em Ciências Humanas (FFLCH-USP), Diretora e Coordenadora de Projetos de Patrimônio Arqueológico e Consultora de Educação Patrimonial da Scientia Consultoria Científica.
Publicado
2020-05-30
Seção
A arqueologia em tempos de pandemia: inquietações coletivas