Eu Empregada Doméstica: Heranças, Resistências e Enfrentamentos das Trabalhadoras Domésticas no Brasil

  • Luciana de Oliveira Dias Universidade Federal de Goiás
  • Lyzyê Inácio Almeida Universidade Federal de Goiás - UFG
Palavras-chave: Trabalhadoras Domésticas, Facebook, Direitos Humanos, Mulheres Negras.

Resumo

Este artigo resulta de um estudo interdisciplinar de processos de resistência às violações de direitos de trabalhadoras domésticas no Brasil, processos estes conduzidos por movimentos sociais e políticos liderados por mulheres negras. Complementarmente, as resistências e enfretamentos das trabalhadoras domésticas foram lidos por meio de relatos retirados da página do Facebook - Eu Empregada Doméstica. Esses relatos indicam que as trabalhadoras domésticas foram e ainda são destituídas de poder e direitos, sendo a profissão um dos legados atualizados do período escravocrata. Inicialmente recorremos a uma descrição de fragmentos de vidas, como de Dona Laudelina, que informam uma narrativa insurgente das trabalhadoras domésticas, seus enfrentamentos, heranças e lutas por direitos trabalhistas e humanos. Seguimos a escrita com uma análise reflexiva dos relatos publicamente disponibilizados na página Eu Empregada Doméstica que contam sobre o dia a dia das trabalhadoras domésticas na casa dos patrões. O eixo das reflexões realizadas, que considerou a intersecção entre racismo e machismo, esteve situado nos processos de engajamento e subalternização das trabalhadoras domésticas, majoritariamente negras, no Brasil.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás
Educação Intercultural Indígena - Faculdade de Letras - EI/FL/UFGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - PPGIDH/UFGPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS/UFGCoordeandora do Coletivo Rosa Parks - UFGCurrículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9317426815646934
Lyzyê Inácio Almeida, Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Especialista em patente pelo programa de Pós-Graduação Latu Senso em Propriedade Industrial - Patente da UFG. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás - Campus Cidade de Goiás.
Publicado
2021-06-29