“Sob o signo da ordem, do cuidado e das transgressões cotidianas": a produção de significados sobre a diabetes pela Sociedade Brasileira de Diabetes na era da COVID-19

Palavras-chave: Antropologia, Epidemias, Etnografia no ciberespaço, Diabetes, COVID-19

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em problematizar a participação da Sociedade Brasileira de Diabetes na construção da diabetes no atual contexto da COVID-19. Por meio de reflexões construídas a partir do ciberespaço em que essa instituição atua, busca-se saber os significados que ela mobiliza para produzir a noção de uma “diabetes na era da COVID-19”, os discursos sobre a diabetes por ela mediados neste momento de crise sanitária e que agentes ela aciona para tal.

Biografia do Autor

Angícia G. P. Mourão, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS - UFRGS)
Aluna de doutorado e bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS - UFRGS), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS - UECE) e pesquisadora vinculada ao Observatório das Nacionalidades (UECE) e ao Grupo de Antrpologia da Economia e da Política (UFRGS).
Publicado
2020-12-03
Seção
Antropología y COVID-19 desde el Conosur (Suplemento - Segundo Semestre de 2020)