O OFÍCIO DO ANTROPÓLOGO: etnografia em contexto de perícia

  • Cristian Jobi Salaini Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM SUL
Palavras-chave: reconhecimento social, memória, territorialidade, criatividade social, etnografia, perícia antropológica.

Resumo

Os contextos de perícia antropológica evidenciam um complexo quadro social, repleto de agentes e nuances que nem sempre são contemplados no texto do laudo ou do relatório técnico. Discutir as vicissitudes do trabalho de campo e da etnografia nestas situações produz um alargamento conceitual tanto da maneira como interpretamos os trabalhos técnicos, como também do próprio universo da antropologia social. Busco evidenciar como a variabilidade de contextos etnográficos desafia qualquer tentativa de operação dedutiva simples tendo como referência a categoria quilombo. Parto de premissa acerca da existência de um diálogo criativo entre os casos empíricos, operações classificatórias oficiais e as categorias antropológicas. O aparato legal que rege a questão quilombola (artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal e suas derivações infraconstitucionais) funciona como enquadramento fundamental de produção identitária destes grupos sociais, não se apresentando, contudo, como o único. Neste sentido, existem diferentes enquadramentos que dialogam com as historicidades dos grupos e que produzem uma dinâmica classificatória de natureza complexa.

Biografia do Autor

Cristian Jobi Salaini, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM SUL
Doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Publicado
2017-06-27
Seção
Formação e Profissionalização no Campo da Antropologia no Brasil: novos horizontes entre a ciência e a política