POR UMA UNIVERSIDADE PLURIEPISTÊMICA: a inclusão de disciplinas ministradas por mestres dos saberes tradicionais e populares na UFMG

  • César Guimarães
  • Luciana de Oliveira
  • André Guimarães Brasil
  • Rosângela Pereira de Tugny
  • Ricardo Takahashi
  • Augustin de Tugny
  • Maria Aparecida Moura
  • Fernanda de Oliveira
  • Bárbara Regina Altivo
  • Terezinha Furiati
Palavras-chave: Diversidade, Universidade, Saberes Tradicionais

Resumo

Neste artigo apresentamos o projeto de implantação de disciplinas regulares com mestres de saberes tradicionais e populares no ensino de graduação da UFMG. Buscamos em nosso percurso argumentativo retomar o histórico de protagonismo da UFMG na colaboração com mestres de saberes tradicionais em iniciativas que antecederam a esta, bem como situar a relação entre os saberes tradicionais e as questões do mundo contemporâneo e um breve quadro de sua inserção no mundo acadêmico a partir das experiências de outras universidades. Em seguida, apresentamos o projeto de Formação Transversal – Saberes Tradicionais que tem a diversidade como filosofia pedagógica central.

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Publicado
2017-06-27
Seção
Formação e Profissionalização no Campo da Antropologia no Brasil: novos horizontes entre a ciência e a política