PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS QUE PODEM IMPACTAR NA CAPACIDADE ESTRATÉGICA DE RESILIÊNCIA – GESTÃO DA COORDENAÇÃO DE CURSOS/MAIN EVENTS OCCURRED IN FEDERAL INSTITUTIONS, WHICH MAY IMPACT ON THE STRATEGIC RESILIENCE CAPACITY - MANAGEMENT COURSE COORDINATION
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os principais acontecimentos ocorridos nos últimos 10 anos em instituições de ensino superior, que impactam na capacidade estratégica de resiliência de coordenações de curso na gestão de suas atividades diárias. A pesquisa contou com quarenta e três coordenadores de duas Instituições de Ensino Superior Públicas com diferenças significativas em relação ao número de alunos, da relação candidato/vaga e do ranking do e-MEC. A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, com amostra intencional de coordenadores de curso das instituições pesquisadas. As análises dos acontecimentos apontam que apesar das diferenças significativas em relação às instituições, podemos considerar que o impacto dos acontecimentos ocorridos nos últimos dez anos se apresenta intensa e efetivamente na capacidade estratégica de resiliência na gestão diária de coordenadores de curso das instituições federais. Considera-se que os coordenadores de curso apresentam capacidade estratégica de resiliência no processo de tomada de decisão nas suas atividades, levando em conta o tempo de atuação na instituição e dos acontecimentos vivenciados no período de sua gestão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-06-30
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.