COMPETITIVIDADE TURÍSTICA: IMPACTOS NO POSICIONAMENTO E NA PRODUÇÃO TURÍSTICA/TOURISM COMPETITIVENESS: IMPACTS ON TOURISM POSITIONING AND PRODUCTION
Resumo
O foco central desta pesquisa exploratório-descritiva foi realizar uma análise prévia da existência da relação entre a posição do país no ranking TTCI (Tourism & Travel Competitivenes Index) e a sua produção turística, no que tange as variáveis que impactam sobre a população, as empresas e o setor público. O objetivo era verificar se estes índices demostram uma visível relação de causa-efeito com a produção do setor. Os resultados para os 10 países americanos mais competitivos mostrou que a pontuação do ranking TTCI não serviu para indicar o panorama de crescimento da produção turística. Por outro lado, o posicionamento competitivo que o TTCI frente ao contexto mundial foi um índice corroborado pelos indicadores econômicos de produtividade. Na maioria dos países analisados ao subir de posicionamento competitivo houve uma maior geração de empregos, melhoras no PIB turístico e maior gasto do turista estrangeiro no país. A principal implicação dos resultados deste trabalho é ressaltar o caráter relativo do construto competitividade permitindo uma melhor compreensão do uso destes monitores mundiais para os decisores políticos e empresariais.
Publicado
2017-06-30
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.