GESTÃO DE MARKETING NA PEQUENA EMPRESA DE CONFECÇÃO DE VESTUÁRIOS/MARKETING MANAGEMENT IN A SMALL COMPANY OF CLOTHING MANUFACTURING

  • Jackson Cittadin Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISIL
  • João Coelho Soares Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Eric David Cohen Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

A gestão de marketing tem papel relevante na pequena empresa de confecção de vestuários. Este estudo analisa como acontece a gestão de marketing na pequena empresa de confecção de vestuários da região AMREC, no Estado de Santa Catarina, Brasil. Trata-se de pesquisa exploratória, qualitativa e na forma de estudos de caso (múltiplos), com coleta de dados por meio de levantamento documental, entrevista em profundidade e observação direta. Os dados coletados foram analisados pela análise de conteúdo com categorização temática e uso do software Atlas TI. Os resultados contêm evidências relacionadas ao processo de planejamento de marketing, estratégias convencionais e contemporâneas utilizadas e processo de avaliação do desempenho de marketing. O estudo contribui para ampliar o conhecimento acadêmico sobre o tema, na medida em que permitiu coletar dados detalhados e evidências relacionadas à gestão de marketing na pequena empresa de confecção de vestuários e para a verificação de proposições teóricas e resultados de outros estudos.

Biografia do Autor

Jackson Cittadin, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e gerente de marketing/planejamento da Imbraforte Blindados, Florianópolis, SC - Brasi
Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISIL
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC - Brasil
João Coelho Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Aluno do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, SC - Brasi
Eric David Cohen, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e professor do Programa de Graduação em Administração da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Limeira, SP - Brasi
Publicado
2017-12-15
Seção
ARTIGOS