DA VOCAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO: O DILEMA DA MUDANÇA DE CARREIRA/THE CALLING TO ENTREPRENEURSHIP: CAREER CHANGE DILEMMA

Resumo

O contexto do trabalho contemporâneo modificou as relações profissionais, as pessoas passaram a entender a carreira profissional, não mais como uma relação de tempo, mas caracterizada por uma relação recíproca de autonomia e responsabilidade, mudando assim a identidade profissional das pessoas. Carlos Silveira é um profissional, que ao se graduar em Odontologia e iniciar suas atividades profissionais, assim como muitos jovens que se formam e iniciam no mercado de trabalho, precisou tomar algumas decisões entre, permanecer atuando em sua profissão de recém-formado ou optar por um novo negócio. Sentindo-se desafiado pela situação, questionava-se qual seria a melhor escolha e quais seriam os esforços que gerariam melhores resultados alavancando sua carreira. O objetivo deste caso de ensino é estimular a reflexão sobre temas como a transição de carreira profissional, tomada de decisão, mudanças, empreendedorismo e estratégias profissionais. O caso oportuniza que o acadêmico assuma o papel do protagonista Carlos para tomar decisões acerca da problemática apresentada, bem como, a percepção das variáveis de mudança de carreira frente aos empreendimentos de um cenário futuro.

Biografia do Autor

Lidiane Cássia Comin, Faculdade Meridional, IMED.
Mestre em Administração pela Faculdade Meridional, IMED. Especialista em Comércio Exterior Ênfase em Negócios Internacionais pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim. Epecialista em MBA Gestão de Pessoas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - Faculdade Ideau Getúlio Vargas. Graduação em Administração Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim. Professora da Faculdade Anglicana de Tapejara, FAT.
Raquel Kraemer Sabadin, Faculdade Meridional (IMED)
Mestre em Administração pela Faculdade Meridional, IMED. Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR.
Eliana Andréa Severo, Faculdade Meridional (IMED)
Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Atualmente é professora do Mestrado Acadêmico em Administração e da Graduação em Administração da Faculdade Meridional (IMED/RS).
Publicado
2017-12-15
Seção
CASOS PARA ENSINO