MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE/RELATIONSHIP MARKETING: STUDY IN SMALL BUSINESS COMPANIES

  • Lidiane Fernanda Rocha Daradda Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marcio Nakayama Miura Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE http://orcid.org/0000-0003-1113-2810

Resumo

O presente trabalho analisou o marketing de relacionamento na fidelização dos associados da AMIC – Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná. A metodologia utilizada contemplou uma survey online aplicada aos associados da entidade, sendo realizada uma análise por meio de regressão linear múltipla. Identificou-se que existe uma relação positiva e significante entre o nível de comunicação utilizado pela associação e a fidelização dos associados. Já as variáveis: confiança, compromisso e tratamento de conflitos não influenciam na fidelização dos associados. Como principal contribuição, o estudo fornece indícios sobre o direcionamento do marketing de relacionamento ao terceiro setor e empresas de pequeno porte, tendo em vista os diferenciais que essa modalidade de organização possui em relação às empresas tradicionais.

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Biografia do Autor

Lidiane Fernanda Rocha Daradda, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Mestranda pela PPGA/MPA/Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Marcio Nakayama Miura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Doutor em Administração e Turismo - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Doutor em Administração - Universidade Nove de Julho UNINOVE
Publicado
2017-12-15
Seção
ARTIGOS