MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE/RELATIONSHIP MARKETING: STUDY IN SMALL BUSINESS COMPANIES

  • Lidiane Fernanda Rocha Daradda Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marcio Nakayama Miura Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE http://orcid.org/0000-0003-1113-2810

Resumo

O presente trabalho analisou o marketing de relacionamento na fidelização dos associados da AMIC – Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná. A metodologia utilizada contemplou uma survey online aplicada aos associados da entidade, sendo realizada uma análise por meio de regressão linear múltipla. Identificou-se que existe uma relação positiva e significante entre o nível de comunicação utilizado pela associação e a fidelização dos associados. Já as variáveis: confiança, compromisso e tratamento de conflitos não influenciam na fidelização dos associados. Como principal contribuição, o estudo fornece indícios sobre o direcionamento do marketing de relacionamento ao terceiro setor e empresas de pequeno porte, tendo em vista os diferenciais que essa modalidade de organização possui em relação às empresas tradicionais.

Biografia do Autor

Lidiane Fernanda Rocha Daradda, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Mestranda pela PPGA/MPA/Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Marcio Nakayama Miura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Doutor em Administração e Turismo - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Doutor em Administração - Universidade Nove de Julho UNINOVE
Publicado
2017-12-15
Seção
ARTIGOS