CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA, POLÍTICAS DE APOIO À FAMÍLIA E GÊNERO: UM PANORAMA DO ATUAL CENÁRIO DE ESTUDOS/WORK-FAMILY CONFLICT, FAMILY AND GENDER SUPPORT POLICY: A PANORAMA OF THE CURRENT SCENARIO OF STUDIES

  • Nágila Giovanna Silva Vilela Universidade Federal do Paraná
  • Mariane Lemos Lourenço Universidade Federal do Paraná

Resumo

A dificuldade em conciliar as demandas do trabalho e da família tem contribuído para que homens e mulheres regularmente enfrentem conflitos entre essas duas esferas. O conflito trabalho-família, decorrente da incompatibilidade de pressões de papéis profissionais e familiares vem sendo o cerne de diversos trabalhos, principalmente na literatura internacional. Visando reduzir os impactos negativos causados por tais conflitos, as organizações e os governos de vários países têm proposto políticas para auxiliar na harmonia entre trabalho e família. Diante disso, o objetivo desse trabalho é analisar como as políticas de apoio à família que visam reduzir o conflito trabalho-família se diferem entre países e de acordo com o gênero, tanto no que diz respeito à oferta, quanto à sua utilização. Para atingir esse propósito, foi feita uma pesquisa bibliográfica em periódicos de destaque (como Employee Relations, Equality, Diversity and Inclusion, Human Resource Management, Journal of Family Issues, Personnel Review, Revista de Administração Contemporânea, entre outros) com publicações sobre a temática nos últimos anos.  Foi possível verificar a importância do contexto social para a compreensão dessas políticas e como elas são percebidas pelos trabalhadores. 

Biografia do Autor

Nágila Giovanna Silva Vilela, Universidade Federal do Paraná
Mestranda em Administração na linha de Estratégia e Análise Organizacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Administração pelo Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Mariane Lemos Lourenço, Universidade Federal do Paraná
Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Administração – (PPGADM-UFPR). 
Publicado
2017-12-15
Seção
ARTIGOS