RENTABILIDADE E CUSTO DE CAPITAL DE TERCEIROS: UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS FAMILIARES E NÃO FAMILIARES DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL/PROFITABILITY AND COST OF THIRD PARTY CAPITAL: AN ANALYSIS OF THE FAMILY AND NON-FAMILY COMPANIES OF THE CIVIL CONSTRUCTION SECTOR IN BRAZIL
Resumo
O setor de construção civil possui uma representatividade expressiva na economia. O presente estudo teve como objetivo identificar, por meio de análise descritiva dos indicadores financeiros mais relevantes, a performance financeira das empresas do segmento de construção civil listadas na BM&FBovespa. A pesquisa tem característica descritiva, com uma amostra 19 empresas do segmento de construção civil listadas na BM&FBovespa, separadas em dois grupos (familiares e não familiares), nas quais foram utilizadas as demonstrações contábeis dos anos de 2011 a 2015, para calcular 6 indicadores contábeis e, através da estatística descritiva foram gerados os resultados para análise. Tais resultados mensuraram que o grupo familiar obteve melhor desempenho, em relação ao grupo não familiar, em todos os indicadores, principalmente nos últimos dois anos, mostrando-se mais resistente à atual recessão econômica. Outro fator relevante foi quanto à relação do Tamanho (Receita Líquida) e Lucro Líquido, onde a média do tamanho do grupo familiar em todos os anos foi menor que do não familiar, porém apresentou média superior e positiva quanto ao lucro líquido, enquanto o grupo não familiar obteve prejuízo médio nos últimos 5 anos. Portanto as empresas familiares apresentaram melhores desempenho.
Publicado
2018-07-13
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.