ATRIBUTOS DE QUALIDADE DOS CANDIDATOS AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL: ANÁLISE NA VISÃO DOS ELEITORES/QUALITY ATTRIBUTES OF THE CANDIDATES TO THE MUNICIPAL EXECUTIVE POWER: ANALYSIS IN THE VISION OF THE ELECTORS
Resumo
Este estudo procura identificar os atributos de qualidade, que na percepção dos eleitores buriticupuenses, são os mais relevantes na escolha de um candidato ao Poder Executivo Municipal. Foi utilizada metodologia quantitativa, com caráter descritivo e corte transversal, empregou-se coleta primária de dados por meio do formulário eletrônico Google Forms, disponibilizado através do aplicativo de celular WhatsApp, por e-mail, em grupos da rede social Facebook, e pelo Messenger. Adotou-se como ferramenta de coleta dos dados o questionário de Monte-Mor e Quintino (2014), composto por 23 (vinte e três) perguntas, divididas em 09 (nove) construtos. Empregou-se a Escala de Likert composta de cinco posições como ferramenta de coletar as respostas. Constatou-se que os eleitores buriticupuenses são em média criteriosos na escolha de um candidato ao Poder Executivo Municipal. Conforme regressão linear aplicada, as variáveis “Planejamento de Governo” e “Conformidade do Candidato” estão associadas positivamente ao critério de voto desses eleitores. Conclui-se que é importante para os candidatos ao Poder Executivo Municipal de Buriticupu-MA utilizar ferramentas de Marketing Eleitoral em suas campanhas políticas, buscando conhecer as variáveis que levam o eleitor buriticupuense a decidir seu voto.
Publicado
2018-07-13
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.