LIDERANÇA TRANSACIONAL E TRANSFORMACIONAL: UMA ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA SOBRE AS VARIÁVEIS INFLUENCIADORAS/VARIABLES INFLUENCING TRANSITIONAL AND TRANSFORMATIONAL LEADERSHIP: AN EXPLORATORY FACTORIAL ANALYSIS

  • Rodrigo Marques de Almeida Guerra Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Solange Tartarotti Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Maria Emília Camargo Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Resumo

O perfil do líder é fundamental para o sucesso de uma organização, uma vez que o mesmo necessita desenvolver competências para o alcance dos resultados almejados pela organização. Diante disso, o objetivo desse estudo é analisar o perfil de liderança dos estudantes do curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na Serra Gaúcha/RS. Para tanto, foi aplicada a pesquisa descritiva de caráter exploratório por meio da abordagem quantitativa junto a 151 alunos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Serra Gaúcha/RS. A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica de análise fatorial exploratória com auxílio do software IBM® SPSS® (versão 20.0). Os resultados da pesquisa demonstraram que ambos os estilos estão presentes nos participantes. No entanto, o estilo transformacional gerou o agrupamento de um maior número de variáveis, resultando nos seguintes fatores: relações humanas e criatividade. Por sua vez, o estilo de liderança transacional apresenta os seguintes fatores: conservadorismo; pressão e iniciativa; e rigidez e regras estritas. Tendo em vista a relevância do assunto pesquisado, sugere-se que novas pesquisas investiguem, com maior profundidade, os antecedentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marques de Almeida Guerra, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com ampla assiação com a PUCRS (2017). Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB (2005). Professor do Curso de Administração da UCS.
Solange Tartarotti, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Caxias do Sul (2017)
Maria Emília Camargo, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul e Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul.
Publicado
2018-07-13
Seção
ARTIGOS