O QUE MANTÉM VOCÊ AQUI? UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE RETENÇÃO DE PESSOAS/WHAT KEEPS YOU HERE? A STUDY ON PEOPLE'S RETENTION FACTORS
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar quais fatores de retenção, levantados pela academia, estão associados à retenção dos colaboradores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com abordagem quantitativa, em uma distribuidora de bebidas, localizada no sul do estado de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados através das técnicas de análise fatorial, análise confirmatória e o teste exato de Fisher. Após aplicação dos testes estatísticos e análise dos resultados, as evidencias permitem inferir que a satisfação no trabalho, valorização, justiça organizacional, estabilidade e segurança, clima organizacional, flexibilidade de trabalho, oportunidade de desenvolvimento e localização estão associados significativamente com a intenção do colaborador em permanecer na organização. Entretanto os fatores: influências não relacionadas ao trabalho, remuneração, cultura organizacional, investimentos e treinamento e prestigio organizacional não apresentaram evidências estatísticas de associação com a retenção dos colaboradores. Este estudo apresenta contribuições para a academia no campo da retenção de pessoas, ainda pouco explorado no contexto brasileiro. Empiricamente, este estudo contribui para a empresa objeto de estudo que pode moldar suas práticas partindo de fatores que influenciam na permanência dos colaboradores na empresa, diminuindo consequentemente o turnover.
Publicado
2018-07-13
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.