QUALIDADE TOTAL COMO INSTRUMENTO DE REORIENTAÇÃO GERENCIAL EM EMPRESAS JUNIORES

  • Joyce Santana Bernardo Universidade Federal de Viçosa
  • Gislaine Aparecida Santana Sediyama Universidade Federal de Viçosa
  • Fernanda Guimarães Coelho Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Constituídas a fim de estimular os estudantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a graduação, a profissionalização das Empresas Juniores (EJs) se faz necessária de modo a consolidá-las ao longo do tempo. Este estudo revela a influência da adoção da Gestão pela Qualidade Total (TQM) na prática de gestão das EJs vinculadas à uma universidade mineira. A partir de entrevistas com os Diretores de Qualidade, identificou-se que o processo de implementação desta ferramenta requereu mudanças na estrutura e cultura; houve reorientação gerencial nos processos, na gestão do conhecimento e na integração de informações; maior envolvimento das diretorias para atingir os objetivos estratégicos; além de melhor alinhamento das ações individuais das diretorias existentes com o desempenho coletivo das EJs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Santana Bernardo, Universidade Federal de Viçosa
Mestranda em Administração
Gislaine Aparecida Santana Sediyama, Universidade Federal de Viçosa
Professora do Departamento de Administração e Contabilidade
Fernanda Guimarães Coelho, Universidade Federal de Viçosa
Graduada em Ciências Contábeis
Publicado
2018-12-14
Seção
ARTIGOS