QUALIDADE TOTAL COMO INSTRUMENTO DE REORIENTAÇÃO GERENCIAL EM EMPRESAS JUNIORES
Resumo
Constituídas a fim de estimular os estudantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a graduação, a profissionalização das Empresas Juniores (EJs) se faz necessária de modo a consolidá-las ao longo do tempo. Este estudo revela a influência da adoção da Gestão pela Qualidade Total (TQM) na prática de gestão das EJs vinculadas à uma universidade mineira. A partir de entrevistas com os Diretores de Qualidade, identificou-se que o processo de implementação desta ferramenta requereu mudanças na estrutura e cultura; houve reorientação gerencial nos processos, na gestão do conhecimento e na integração de informações; maior envolvimento das diretorias para atingir os objetivos estratégicos; além de melhor alinhamento das ações individuais das diretorias existentes com o desempenho coletivo das EJs.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-14
Seção
ARTIGOS
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: http://migre.me/gc3E7
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.